3 dicas para ensinar uma criança a pedalar

Esse momento mágico exige certos cuidados. Veja nossas dicas.

1199
0

Ensinar a criança a pedalar é um momento cheio de boas surpresas mas que também exige muito cuidado, paciência e carinho da parte dos adultos. Assim, se você está iniciando um futuro ciclista no pedal e pretende incentivá-lo na prática da atividade física, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

1) A criança é quem manda

Ao ensinar crianças a andar de bicicleta é normal a ansiedade por vê-las progredirem na bicicleta. Entretanto, procure resistir à tentação de acelerar as coisas.

Forçar a criança a avançar estágios muito rápido pode levar à frustração. Além de atrapalhar o processo de aprendizagem. Portanto tenha em mente que se trata da jornada deles, não de suas ambições. Pare de projetar.

2) Esqueça as rodinhas de treinamento

Em vez de rodinhas para treinar a pedalada, tente a Balance Bike, também conhecida como bicicleta de equilíbrio. Essas bicicletas sem pedal são mais leves, mais manobráveis ​​e mais fáceis de conduzir em terrenos irregulares.

E como o próprio nome indica, esse tipo de bicicleta ajuda a criança a desenvolver o equilíbrio básico necessário para o sucesso no ciclismo. Ela também permite que as crianças comecem a andar muito mais cedo por causa da altura mínima do selim.

Normalmente, as crianças não podem andar na clássica bicicleta de pedal até os 3 anos de idade. Entretanto, podem começar a usar uma bicicleta de equilíbrio por volta dos 18 meses.

3) Certifique-se de que a bicicleta da criança tem o tamanho certo

Enfrentar uma bicicleta grande muito rápido pode limitar até mesmo o ciclista iniciante mais motivado. Ou seja, a bike no tamanho errado pode retardar o progresso e afetar a confiança da criança.

Para bicicletas de equilíbrio e sua primeira bicicleta a pedal, os pés da criança devem estar apoiados no chão quando sentado. Depois de se familiarizar com os pedais, apenas os dedos dos pés precisam ser capazes de tocar o solo.

Além disso, ao ensinar crianças a andar de bicicleta, certifique-se de que a criança possa ficar facilmente sobre o tubo superior da bicicleta com os pés apoiados e um pouco de espaço entre eles e o quadro. Isso torna mais fácil entrar e sair da bicicleta e proporciona confiança ao parar.

COMO FUNCIONA UMA BICICLETA DE EQUILÍBRIO?

Conhecida também pelo nome de Balance Bike, esse tipo de bike não possui pedais, sendo embalada e sustentada pelo equilíbrio. A bicicleta ganha velocidade quando a criança possui habilidade para correr e se equilibrar sem os pés no chão. Por isso é considerada mais segura do que os modelos com pedais e rodinhas.

Caso não seja possível adquirir uma Balance Bike você pode optar por retirar o conjunto de pedais e corrente da bicicleta que a criança já possui. Isso terá praticamente o mesmo efeito do modelo específico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui