PEDAL: Como agir se alguém se acidentar?

2109
0

Tanto nos casos de acidentes simples, quando a pessoa se levanta e “sacode a poeira”, quanto naqueles em que ela não dá sinais de consciência, é preciso agir rápido. Quando um acidente de bicicleta acontece, cada segundo é valioso e pode salvar uma vida.

Portanto, é importante aprender agir rápido quando um parceiro cair de bicicleta, para conseguir ajudá-lo em tempo!

Mantenha a calma
Esse é a primeira coisa a ser feita em um acidente de bicicleta e que vai guiar e garantir que todos os outros em seguida tenham êxito.

Respirar fundo e se controlar vai assegurar que você fique com a cabeça fria para raciocinar e tomar as atitudes necessárias para ajudar a pessoa acidentada.

Sinalize a via
Independentemente de onde você estiver, na trilha ou no asfalto, é preciso sinalizar a via. Isso garante a segurança tanto do acidentado quanto das pessoas que passam por ali; é comum que em uma área de acidente, outro aconteça em seguida, por causa de pessoas na via e carros parados onde veículos em alta velocidade trafegam. Para isso, use algum objeto de cor aparente, como se fosse um triângulo, para chamar a atenção de quem está vindo em direção ao local do acidente. Nessa hora, vale tudo, pode ser uma camisa, ou mesmo as bikes paradas com as iluminações ligadas.

Garanta a segurança do acidentado
O acidentado precisa ficar fora do alcance do sol e da chuva, então, é ideal que ele fique na sombra. Porém, em casos de fraturas e outros em que a pessoa sente dor quando se mexe, só é possível removê-la com a chegada de uma equipe médica. No entanto, providencie barreiras para o sol ou chuva, como roupas, panos e outros artigos. Só remova mesmo a vítima se caso o espaço em que ela estiver oferecer risco para ela. Se você estiver sozinho, peça ajuda para outras pessoas no entorno, e sempre faça isso com muito cuidado.

Verifique se a pessoa esta consciente
Veja se o acidentado está consciente e sabe o está acontecendo ou tem dificuldades como confusão mental, visão dupla, ou outro sintoma. Pergunte para a pessoa quem ela é, o que estava fazendo antes de cair, se conhece você, qual é o endereço de casa… Esses e outros questionamentos verificam a lucidez da pessoa.

Cheque o sinais vitais do ciclista
Principalmente nos casos de quedas e acidentes em que a pessoa fica no chão imobilizada, cheque os sinais vitais dela. E isso vale mesmo depois de fazer os outros procedimentos. O primeiro passo é checar a pulsação, que pode ser conferida no pulso, com os dedos indicador e médio apoiados nele. Os batimentos também podem ser checados no pescoço, com os mesmos dedos sobre a veia carótida. Já a outra checagem é a de respiração, que é feita com a mão apoiada sobre o peito da pessoa, para sentir se há o movimento de inflação e contração.

Procure por socorro
Mesmo que haja um médico no grupo do pedal, ou você seja esse profissional, às vezes é preciso recorrer a um suporte imediato para levar o acidentado a um hospital. Nesses casos, ligue para o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou o SAMU, de acordo com a sua cidade.
Junto a esse tópico, é essencial que você tenha um celular para conseguir se comunicar com esses órgãos. Ainda, se caso o lugar em que vocês estejam seja distante, recorra ao GPS e pegue as coordenadas para repassar ao atendente durante a ligação. O uso de tecnologias facilita ainda mais a solução de emergências como os acidentes de bicicleta. Por isso, é importante usar mais essa ferramenta, além de seguir todos os outros passos acima, para garantir eficiência em urgências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui