Dia do Meio Ambiente: hábitos simples para ensinar às crianças

Assuntos como economia de água, energia, reciclagem e estímulo ao consumo consciente devem ser discutido com as crianças

977
0

O planeta que as crianças irão herdar depende muito de nossas ações no presente. Por isso, separamos alguns hábitos simples que se inseridos na educação irão ajudar os pequenos a valorizar e cuidar da Terra. Confira:

Lugar de lixo é no lixo

Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda têm o – péssimo – hábito de jogar o lixo na rua, seja pela janela do carro ou enquanto passeia em parques, praias e praças. Mesmo embalagens pequenininhas como de balas e chicletes, se multiplicadas pela quantidade de pessoas, podem causar grandes problemas para as cidades, como entupimentos de bueiros e possíveis enchentes. Além, é claro, de poluírem as águas de rios, mares e lagos e, até mesmo, serem confundidas com alimento por algum animal. Por tudo isso, é importante ensinar seu pequeno desde novinho sobre a importância de juntar seu lixo e guardar até encontrar uma lixeira para depositá-lo adequadamente!

Cuidar da água é cuidar do planeta

Água é vida e todo mundo sabe disso! E como todos nós também sabemos, a água do mundo não é inesgotável. Muito pelo contrário, apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce, sendo que a maior parte dela está congelada. Portanto, restam somente 0,003% deste recurso para o uso humano. Pensando nisso, é importante se atentar em como é possível reduzir o consumo de água e evitar o desperdício em nossas atividades diárias. Desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos as louças, tomar banhos mais rápidos, preferir a utilização de baldes a mangueiras quando for lavar o quintal ou juntar uma quantidade significativa de roupas para então lavá-las, são atitudes simples mas que fazem toda a diferença. Dessa forma, seremos bons exemplos e nossos pequenos aprenderão desde cedo que é possível minimizar o desperdício e ajudar a preservar a natureza.

Vamos de bicicleta?

Que tal optarmos por formas alternativas de locomoção que não agridam tanto o planeta? Muitas vezes temos o hábito de irmos de carro a lugares próximos, sem ao menos refletir: será que é preciso tirar o carro da garagem para ir à padaria na rua debaixo? Ou à casa da vovó que é logo ali? Nesses casos, você pode convidar seu pequeno para uma caminhada e, até mesmo, um passeio de bicicleta! Além de ajudar o meio ambiente, essas alternativas são saudáveis e proporcionam deliciosos momentos em família!

Reaproveitar e soltar a imaginação

Outra maneira muito divertida de preservar a natureza é o reaproveitamento de embalagens e objetos que poderiam ir para o lixo. Com um pouquinho de criatividade, podemos transformar esses objetos que, normalmente seriam descartados, em novas ideias e possibilidades. Garrafas pet, caixinhas de leite, latinhas e outras embalagens de alimentos, por exemplo, podem se tornar vasos de plantas, objetos de decoração ou até brinquedos reciclados. É só soltar a imaginação! Também é importante que essas embalagens recicláveis sejam devidamente descartadas, caso não sejam reutilizadas em casa.

Apague a luz!

Muitas vezes nos descuidamos e acabamos esquecendo luzes acesas ou eletrodomésticos ligados fora do período de uso. Um pouquinho de atenção pode modificar esses hábitos e, além de economizar energia e ajudar nosso planeta, você ainda reduz o valor da conta no final do mês! Então, vai viajar ou não está em casa? Apague as luzes e tire da tomada os utensílios que não estão sendo usados!

Atenção no consumo

O consumo consciente é muito importante para cuidar do meio ambiente e é algo que podemos passar para nossos pequenos desde cedo. Em primeiro lugar, ao ir às compras é importante sempre se perguntar se realmente está precisando mesmo daquilo. O consumo excessivo gera desperdício e produção de lixo desnecessária. Outro fator importante ao adquirir um produto é saber o que está comprando. Algumas marcas e empresas se preocupam em agredir menos o meio ambiente, utilizando produtos e formas de produção de menos impacto à natureza. Por fim, ao ensacar suas compras, que tal preferir as ecobags ou caixas de papelão? Além de facilitarem o transporte, essas alternativas são menos nocivas ao nosso planeta do que as sacolas plásticas, que levam de 100 a 400 anos para se decompor.

Informe outras pessoas

Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre formas de reverter esse quadro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui