Influência do ciclo menstrual no treinamento de corrida para mulheres

0
3489

Como sabemos as mulheres apresentam uma variação hormonal mensal durante as fases do ciclo menstrual. Como temos cada vez mais mulheres participando das corridas, as mulheres que treinam sozinhas ou com supervisão deveriam estar atentas a algumas características femininas. Por conta das variações hormonais, a programação dos treinamentos acaba sendo diferente da dos homens.

O ciclo menstrual pode ser dividido em três fases. A primeira é a fase folicular, que inicia no primeiro dia da menstruação. A segunda fase é o período ovulatório que ocorre ao redor do meio do ciclo; e a terceira fase é a fase lútea que ocorre após a ovulação e vai até o período menstrual.

Na fase ovulatória algumas mulheres podem apresentar dores pélvicas que podem interferir no treinamento. Na terceira fase, o período lúteo algumas mulheres podem apresentar quadros de tensão pré-menstrual, que pode ter uma maior ou menor influência sobre o humor e com isso interferir no treinamento.

Além do que, neste período, temos uma produção maior de progesterona que pode ter uma ação um pouco depressiva e por esta razão talvez discutir com o seu educador físico e ter uma redução da carga do treino e fazer treinos regenerativos.

Felizmente a grande maioria das mulheres não apresentam sintomas importantes que possam interferir no seu treinamento ou nas sua provas, porém aquelas que apresentam dores ovulatórias, dores menstruais ou fluxo menstrual em grande volume, o que pode impactar um pouco os treinamentos, pode discutir com seu(sua) ginecologista e se não apresentar contraindicação, usar contraceptivos hormonais de modo continuo, o que leva a um bloqueio do ciclo menstrual, evitando estas variações e com isso evitando este mal-estar que pode interferir no seu treinamento.

As opções de contracepção hormonal contínua podem ser oral, transdérmica, vaginal, implantes subdérmicos ou dispositivos intrauterinos (DIU) hormonais.
Com isso, podemos ver que as corredoras que apresentam sintomatologia durante o ciclo menstrual podem lançar mão de algumas opções terapêuticas que irão melhorar sua sintomatologia e não impactar no seu treinamento ou no dia da sua prova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui