Caribe de Mato Grosso: Campo Novo do Parecis

Um paraíso de águas, história e cultura em Mato Grosso

12310
0

A 400 km de Cuiabá, a capital de Mato Grosso, existe um verdadeiro paraíso. Campo Novo do Parecis se situa na transição de dois biomas importantes: a Floresta Amazônica e o Cerrado. As águas esverdeadas dos principais rios da região são um espetáculo único, é tão bonito que a gente mal acredita no que os olhos estão vendo.

O lugar acabou se transformando na viagem dos sonhos dos atletas da canoagem de águas brancas do Brasil, mas não é preciso ser extremo para curtir a região. Confira abaixo os principais pontos turísticos e seus acessos.

RIO VERDE

O rio corta a cidade e seu balneário mais visitado está a apenas 12 km do centro. Ao chegar lá a vista impressiona. Um braço do rio forma uma cachoeira e em seguida um lago. É possível nadar e praticar esportes aquáticos. Além disso, no local também há serviço de um barco a motor para um breve passeio no rio.

RIO DO SANGUE

O nome pode assustar, mas a origem dele é devido a cor vermelha das pedras no fundo do rio. Como é ele é cristalino, as pedras se sobressaem mesmo de fora da água. Com muitas corredeiras o rio acabou recebendo três centrais hidrelétricas que represaram boa parte do rio. Mas é possível visitar o Balneário Pilger onde forma uma praia no rio e é perfeito para levar crianças. Para chegar lá são aproximadamente 40 km em estrada de terra.

RIO SACRE

São aproximadamente 80 km entre asfalto e terra para chegar. Localizado dentro de uma aldeia indígena, é preciso autorização para entrar. O Salto Belo é uma cachoeira de 40 m que forma uma cortina perfeita, criando uma caverna no interior da formação. É possível fazer rapel ou descer até o pé da cachoeira por uma trilha feita pelos próprios índios.
Contrate um guia para visitar.

RIO SUCURUÍNA

Também se situa dentro de uma aldeia indígena e é considerado dentro da mitologia é considerado o berço da nação pareci. A etnia teria se originado na Ponte de Pedra, é possível visitar o local contratando guia. O visual é incrível com uma sequência de cachoeiras de tirar o fôlego.
Contrate um guia para visitar.

RIO PAPAGAIO

Outro belo rio de águas transparentes com cachoeiras e corredeiras. Localizado a 60 km de Campo Novo por asfalto, este rio é a fronteira geográfica o município de Sapezal. O balneário Pubi na beira do rio e as margens da estrada. Excelente opção com vista privilegiada e estrutura com restaurante.

VIVÊNCIA INDÍGENA E CIRCUITO DAS CACHOEIRAS

Campo Novo do Parecis possui várias aldeias indígenas e nelas estão as cachoeiras mais imponentes do estado. São vários roteiros guiados que incluem a interação com os locais e aliadas a trilhas a pé, passeios de bike, rapel e canoagem.

Empresas que fazem esses passeios
-Vertical Adventure – Ademar –  (65) 9 9977 8253

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui