Vai se aventurar na natureza? Confira um kit básico de sobrevivência

As 10 coisas que não podem faltar em sua mochila quando você se jogar no meio do mato

2754
0

A primeira relação dos 10 itens essenciais em uma expedição foi criada há mais de 70 anos, em 1930, em um clube de montanhistas de Seattle, nos Estados Unidos. As décadas subsequentes encarregaram-se de desenvolver, na velocidade em que avançam técnicas e tecnologias ligadas à aventura, novas versões e novos produtos. A “faquinha” de ontem tornou-se um canivete multi função, a bússola de agulha magnetizada virou um computador compacto e a lanterna de baterias é hoje a “luz química”, um tubo que quando quebrado gera iluminação para orientação dentro de cavernas ou a noite, por exemplo.

O mais importante é saber que se aventurar por conta própria no meio do mato não é algo simples. Das trilhas menos desafiadoras aos cumes mais altos, é preciso conhecimento básico, instrução e, principalmente, estar preparado para os quase inevitáveis imprevistos. Essa, aliás, é quase a regra de ouro da aventura: imprevistos sempre acontecem. Por isso, mais do que nunca é importante estar preparado.

Confira o que nunca deve faltar na mochila de qualquer aventureiro:

1 – Informação. Saiba como está a previsão do tempo para onde você vai. Além disso, avise alguém sobre o seu destino. Nunca saia para o mato sem que outras pessoais saibam o seu destino de aventura, pois caso haja uma eventualidade, saberão onde te procurar.

2 – Fósforos. Fonte de luz e de calor. Os ideais são os modelos à prova d’água, que podem ser encontrados nas lojas especializadas.

3 – Lanterna. Mesmo para um passeio diurno, leve uma lanterna – se você se perder e escurecer, a roubada será um pouco menor. Os modelos mais modernos de headlamp (lanterna de cabeça) funcionam por centenas de horas com um mesmo jogo de pilhas e deixam as suas mãos livres para fazer uma fogueira, armar uma barraca ou analisar o mapa, por exemplo.

4 – Comida extra. Leve sempre mais do que você acha que irá precisar.

5 – Kit de primeiros socorros, e claro, conhecimentos para utilizá-lo. Um kit básico deve conter um antisséptico , para limpar eventuais arranhões, gaze, atadura, esparadrapo, e alguns comprimidos de analgésico, anti-inflamatório, antidiarreico e antipirético.

6 – Protetor solar. Pode ser cremes protetores com fator alto ou então boné e roupas que escondam sua pele do sol forte.

7 – Capa de chuva e roupas para o frio, independentemente do clima previsto. Hoje já existem capas de chuva que pesam menos de 80g e que, dobradas, ocupam um volume menor que uma maçã. As velhas e boas “capuchas” (aquelas transparentes e finas, vendidas em porta de estádio) também quebram um galho sem entulhar a mochila.

8 – Canivete multifunção. Em poucos centímetros você encontra uma mini caixa de ferramentas que pode salvar a sua aventura.

9 – Água. Parece óbvio, mas é de fundamental importância. Além de sair com uma quantidade mínimo de líquidos, leve também meios de tratá-la, como iodo, Hidrosteril ou pastilhas de cloro.

10 – Sacos de lixo, como forma de respeito à natureza e conscientização social. Traga de volta tudo o que você levou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui