ULTRAMACHO reunirá mais de 1.300 atletas de 10 estados este fim de semana em Chapada dos Guimarães

Serão duas modalidades de Mountain Bike e três de Trail Run nas trilhas e paredões da região do Atmã

853
0

Cerca de 1.300 atletas participarão neste fim de semana do evento multiesportivo ULTRAMACHO Senta a Púa, em Chapada dos Guimarães (MT). As provas de Mountain Bike serão realizadas no sábado (08), nas modalidades de Ultrabike (45km) e Cicloturismo (14km). Já as provas de Trail Run, nas modalidades de 6km, 12km e 21km, ocorrem no domingo (09), a partir das 6 horas, e irão percorrer estradões e trilhas na região dos paredões do Atmã.

As provas de Mountain Bike e de Trail Run atraíram atletas de dez estados: Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Acre, Pará, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul; e 44 cidades de todo o país. “Sucesso total, no ano passado chegamos a mil atletas. Estamos retomando os grandes eventos, após todo o processo que tivemos durante o pior estágio da pandemia. Então, felicidade nos define em receber todos esses atletas na cidade sede do ULTRA”, enfatizou a coordenadora do UTM, Maria Rita Uemura.

Considerada a provas mais popular do ULTRAMACHO, o Desafio Senta a Púa atrai atletas iniciantes e experientes para enfrentar desníveis positivos que vão D+ 335m nos 6km de trail run até D+ 940m na Ultrabike. São dois dias intensos de festa esportiva, com muita emoção, novas sensações e superação de desafios.

O DESAFIO DE CADA UM

Alguns escolhem a prova para estrear em distâncias mais longas, como é o caso da corredora Vania Costa, 40 anos. Vaninha, como é conhecida pelos amigos, contou que o ULTRAMACHO pra ela é um divisor de águas e que chegou em sua vida em 2019, na Poúro, no ano em que começou a correr e se apaixonou pela corrida e pelas trilhas.

Em junho de 2019, com o falecimento da mãe, Vaninha “se lançou”, como ela mesma diz, no mundo das corridas. Foi quando ficou sabendo da prova Senta a Púa, e que haveria uma maratona. E ela, que nunca tinha feito uma prova desta distância, resolveu fazer, apesar de muitos terem sido contrários à ideia. “Mas eu acreditei, e abracei o ULTRAMACHO, mais ainda. E o ULTRAMACHO me deu vida, e me emociono em falar disso, porque foi naquelas trilhas que eu me encontrei, passei a acreditar mais em mim, eu era uma pessoa fraca e que tudo que eu começava, não conseguia terminar. E eu aprendi no ULTRAMACHO que eu era capaz, que eu conseguia, que era capaz de vencer os meus limites, capaz de me superar, de me tornar uma pessoa melhor. O ULTRAMACHO me tornou uma pessoa melhor, consegui me ver com outros olhos, me senti mais forte”, contou.

Vania treinou e fez a Senta a Púa, em um ano em que a prova contou com uma ajudinha da natureza pra ficar ainda mais especial, com muita neblina, vento e frio. “Eu vivi cada pedacinho daquele percurso. E foi na Senta a Pua que eu venci meus medos, ganhei força pra viver o luto da partida da minha mãe, eu me superei, e descobri que sou capaz, que a dor e os desafios nos tornam pessoas melhores. Eu mudei meu comportamento como pessoa, como mãe, como atleta, como filha, como profissional, a corrida fez isso comigo, e o ULTRAMACHO fez isso comigo. Eu amo o ULTRAMACHO. Pra mim, não existe prova melhor o ULTRAMACHO. O ULTRAMACHO é vida, é parceria, é companheirismo, é libertador”.

E foi a prova ULTRAMACHO Senta a Púa que concedeu o título de Maratonista para Vaninha, que depois alçou vôos e já venceu outros desafios como o da Maratona do Rio, na qual ela correu os 21km no sábado e os 42km no domingo. “Mas eu tenho o maior orgulho de dizer isso: minha primeira maratona foi nas trilhas do ULTRAMACHO, foi na Senta a Púa. Então a Senta a Púa representa muito pra mim, foi um marco na minha vida. Faltam palavras pra descrever. Só tenho a agradecer”, concluiu Vaninha.

Segundo Maria Rita, a maratona retorna ao Senta a Púa em 2023. “Estamos seguros de oferecer a maratona no próximo ano. Então os amantes das longas de distancias podem começar o seu ciclo pois a prova vai voltar ao nosso cardápio de atrações”, explica a organizadora.

10 ANOS DE ULTRAMACHO

Tá preparado pra novidade? Senta aí, porque vêm novidade! A próxima prova do ULTRAMACHO será em comemoração aos 10 anos do UTM, nos dias 26 e 27 de novembro, no circuito de cachoeira Águas do Cerrado, localizado na zona rural de Campo Verde, região Sul de Mato Grosso. Um oásis de cachoeiras e trilhas em meio ao cerrado preservado!

No sábado (26/11) será realizada a prova de Ultrabike Longo, de 48 km, com D+ 740m. E, no domingo, as provas de trail run de 6km (D+ 115 m), 12km (D+215 m) e 21km (D+330 m). E como disse Maria Rita, o lugar é lindo e perfeito para a festa de comemoração dos 10 anos do ULTRAMACHO.

Você não vai ficar fora dessa, vai? Inscreva-se aqui!

REPORTAGEM: DANI DANCHURA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui