Turismo de aventura em Chapada dos Guimarães

Mais do que um destino de contemplação e charme, a cidade situada sobre paredões oferece várias opções para o esporte de aventura

7366
0

Proximidade da capital Cuiabá, alta gastronomia, hospedagem para todos os estilos e bolsos, belas paisagens e aquele friozinho típico da serra. Chapada dos Guimarães é o destino turístico daqueles que buscam descansar e contemplar a natureza.
Nesta reportagem pretendemos vamos fugir um pouco do roteiro contemplativo e apresentar a você sugestões mais voltadas à prática dos esportes de aventura.

Mountain Bike e corrida em trilha

Pedalar ou correr pelas trilhas e estradões de terra do município são atividades desafiadoras por conta das subidas e descidas de todo o território. Através de caminhos históricos é possível acessar paredões, percorrer matas fechadas e cruzar grandes áreas de cerrado intocado. Confira os principais rolés da cidade:

-Trilha do Matão, Matinha e Onça – Este grande sistema de trilhas engloba mais de 20 km de single tracks bastante técnicos. Circuito com desnível de tirar o fôlego. Para acessar as trilhas saindo do centro da cidade é preciso cruzar o bairro Adolfo Koberstain, em direção a pousada Atmã. A partir de lá placas indicam a entrada.

-Trilha dos Diamantes – Trajeto pesado indicado principalmente para ser feito de mountain bike. Consiste num percurso de aproximadamente 70 quilômetros. Tem início na estrada que vai para o distrito de Água Fria e retorna a cidade atravessando o Fecho do Morro, vindo da região da Cachoeira Rica.

-Parque Nacional de Chapada dos Guimarães – A pé ou de bike uma experiência obrigatória no município. Para realizar a atividade é necessário a contratação de um guia. Cachoeiras, trilhas, mirantes e o cerrado em todo o seu esplendor te aguardam. Entre os roteiros estão: Cidade de Pedra, Vale do Rio Claro, São Jerônimo e Circuito das Águas (fechado durante a pandemia).

-Caverna Aroe Jari – A 34 km da cidade pela rodovia que liga a Campo Verde. Há guias no local ou você pode contratar um na Chapada. Nesta atividade de 12 km o trajeto percorre a Ponte de Pedra, a Caverna Aroe Jari e a Kiogo Brado, para finalizar um banho na Cachoeira Alméscar.

Canoagem

Que tal remar nas águas transparentes dos rios que nascem no Parque Nacional? O caiaque é o veículo perfeito para contemplar a natureza exuberante que se encontra a apenas 30 km de Cuiabá.

O duck (caiaque inflável) é uma embarcação estável e fácil de manobrar. Comporta até duas pessoas e tem capacidade para suportar 230 kg. Até mesmo um iniciante pode conduzir sozinho sem o auxílio de guia.

Antes de entrar na água é feito um briefing com as instruções básica da canoagem e ao longo do passeio os instrutores seguem dando todo o suporte.

AGENDA DOS PRÓXIMOS PASSEIOS: Inscreva-se aqui!

Chapada Aventura

Impossível falar em aventura em Chapada sem citar um lugar onde podem ser realizadas 10 atividades diferentes. A propriedade da Chapada Aventura é repleta de trilhas para caminhar e pedalar. Na base também é possível fazer arvorismo, escalada, arco e flecha, paintball, tirolesa, cavalgada e rapel. Uma ótima pedida para sair da zona de conforto e se desafiar.
Além de todas essas atividades de aventura, a empresa começou um novo projeto: o balonismo. Chapada já é um lugar lindo, visto de cima é inesquecível. Uma experiência que tem que ser vivida ao menos uma vez. Passeio para até oito pessoas.
A Chapada Aventura abre suas portas para receber visitantes e pessoas interessadas nas atividades, mas é necessário o agendamento. Para mais informações e reservas ligue para (65) 99620-8551, 99615-0825 ou 99224-1690.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui