Cáceres: mergulhe na Dolina Água Milagrosa

A melhor época para visitar o local é no período de seca, de maio a setembro, o tom da água fica azul turquesa

4478
0

Considerada um dos melhores lugares para mergulho em Mato Grosso, a Dolina é uma enorme lagoa de águas transparentes localizada em Cáceres. A melhor época para visitar o local é no período de seca, de maio a setembro, o tom da água fica azul turquesa, entretanto, no período chuvoso, as águas da Dolina mudam para um tom verde esmeralda.

A experiência

Para acessar o atrativo é preciso percorrer uma trilha de 850 m em meio a mata nativa. Depois disso descer por uma escadaria com 157 degraus. Pode ser um pouco cansativo para quem não faz atividade, mas o esforço vale a pena.

Ao inclinar o corpo para ver o lago os olhos alcançam aproximadamente 60 metros, mas os mergulhadores já chegaram a 185 metros de profundidade. Nunca encontraram o fundo.
Só é permitida a entrada na água com coletes de proteção e, para ir mais fundo, só com cilindro e o certificado de curso para mergulhadores. Em 2013, o lugar ganhou repercussão pelo mundo, após ser cenário de um casamento embaixo da água com direito a reportagem do Fantástico na Rede Globo.

O que é uma dolina?

Recebe o nome de dolina a depressão circular que ocorre em relevo cárstico, rico em calcário, que se forma a partir da depressão de solo e rochas do teto de uma caverna por meio de uma drenagem subterrânea.

Por que água milagrosa?

Reza a lenda que, escravos das fazendas vizinhas lavavam suas feridas nas águas e logo elas cicatrizavam. Muitos dizem que as propriedades de suas águas são medicinais, podendo curar diversas doenças, inclusive câncer. Como não é possível afirmar o que de fato é verídico, uma coisa podemos deixar claro: o lugar é incrível e renova as energias.

Como chegar?

A Dolina água Milagrosa está localizada em uma propriedade particular distante 25km de Cáceres e 250 km de Cuiabá. Após passar por Cáceres, o acesso é pela MT-343, Km 12, direção Barra do Bugres. Destes, cerca de 8 km são feitos em estrada não pavimentada, porém, é possível chegar com carro de passeio. No local há estrutura com pousada e restaurante.

>>As visitações podem ser feitas aos sábados, domingos e feriados, mediante reserva feita pelo WhatsApp: (65) 99902-8010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui