Trilha do Matão em Chapada dos Guimarães

Para caminhar, correr ou pedalar este caminho é simplesmente perfeito!

3963
0

A trilha do Matão é um dos caminhos clássicos dos amantes da aventura em Mato Grosso. Situada em Chapada dos Guimarães, ela liga a região do Cindacta, próxima do Alto do Céu, até o Atmã.

Imagine-se dentro de um túnel cercado de verde, com muito sobe e desce, curvas fechadas, pedras soltas e a sensação de estar na beira dos paredões de Chapada. Não é possível visualizar os rochedos de arenito o tempo todo, mas quando a mata abre uma clareira lá estão aqueles verdadeiros muros vermelhos a testemunhar o seu passeio.

São praticamente quatro quilômetros imersos em uma mata primária, ou seja, uma região primitiva que nunca teve significativo impacto exploratório e possui características ecológicas únicas. A trilha pode ser seu destino para uma caminhada, corrida ou pedal na natureza.  Por estar a menos de dois quilômetros do centro da cidade ela é perfeita para qualquer ocasião.

O desnível desta trilha no sentido apresentado no mapa é de 134 m positivos e por conta das características do terreno parecem até ter mais. A umidade dentro da mata também é facilmente sentida alterando a experiência até mesmo no tempo seco.

Como chegar?

Saindo do centro da cidade é só seguir as placas até o Restaurante e Pousada Atmã. Cerca de 50 m antes da portaria é possível uma abertura na cerca do lado direito da estrada indicando a entrada. Dá para fazer um bate e volta na trilha ou conectar o trajeto com outras trilhas na região do Cindacta e até mesmo chegar a borda do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Esta trilha já é bastante conhecida pelos atletas do ULTRAMACHO, uma vez que realizamos eventos cujos trajetos passam por lá. Mas independente de querer competir ou não o lugar vale a sua visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui