As cachoeiras de Aripuanã

Conheça essa joia mato-grossense na floresta amazônica

9699
0

Imagine uma cidade as margens de um rio com paredões rochosos e cachoeiras imponentes. Este paraíso para o ecoturismo se chama Aripuanã e se encontra a 950 KM de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Situada na floresta amazônica, região dos povos originários Cinta Larga e Arara, a cidade é o quinto lugar do Brasil com o maior número de aves identificadas. O Santuário Pouso Milagroso é um dos melhores lugares para se avistar araras, andorinhas, tucanos, papagaios e outros pássaros.

O Rio Aripuanã, mesmo nome da cidade, é rico em peixes, e suas piscinas naturais fazem a alegria de moradores e visitantes. Em suas águas é possível praticar diversos esportes como rafting, boia cross e canoagem. Os estradões e trilhas do entorno fazem a alegria dos ciclista e amantes da natureza.

A seguir conheça os principais atrativos da região:

Salto das Andorinhas e Dardanellos

O complexo Salto Dardanelos e Andorinhas são um conjunto de quedas d’águas localizadas ao lado da cidade, no Rio Aripuanã. São uma das mais imponentes cataratas brasileiras. Tem cerca de 100 metros de altura e grande volume de água. É formada por várias quedas, em duas cachoeiras principais: a cachoeira das Andorinhas, nome esse devido à grande quantidade de andorinhas nas quedas, e o Salto Dardanelos.

Balneários

Os locais para banho e com estruturas também estão muito próximos a cidades. Os principais são:
Balneário Oásis – um dos lugares preferidos dos moradores, possui acesso gratuito, quadras poliesportivas, quiosques, restaurante, área de camping e dezenas de quedas d’água.
Balneário Primavera – ideal para a prática de boia cross nas corredeiras. Por estar cercado pela mata nativa, oferece tranquilidade e pontos de contemplação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui