3 dicas para lavar a roupa suada do treino

2239
0

Roupas de academia e de treino são mágicas: elas nos ajudam a nos movimentar melhor e dar tudo de nós no esporte. Os tecidos evoluíram muito, com fibras sintéticas como nylon, Lycra, poliéster e poliamida são ótimos para facilitar os movimentos, secar rapidamente, dissipar o calor e oferecer compressão sem apertar. Mas como lavar roupas de academia para manter essas propriedades técnicas? Confira três dicas importantes:

Como lidar com o cheiro

O grande defeito dos tecidos sintéticos é que eles podem pegar cheiro. Principalmente o poliéster, a mais comum das fibras esportivas, pela excelente capacidade de puxar a umidade. A mesma propriedade faz com que ele retenha os óleos corporais que fazem com que o suor fique com um cheiro desagradável.

Se você só vai lavar peças sintéticas, recomenda-se lavá-las logo depois do uso, para eliminar rapidamente as bactérias que se alimentam do suor e causam o mau cheiro. De preferência, no mesmo dia em que forem usadas.

Não use amaciante

Em um treino puxado certamente a função mais importante do seu equipamento é dissipar o calor e resfriar a pele levando a umidade do suor para longe, fazendo-a evaporar. Tecidos sintéticos fazem isso muito bem.

O amaciante, contudo, pode alterar essa propriedade. Os amaciantes tendem a formar uma película nas fibras, que impede que a umidade da pele evapore.

Um sabão comum costuma ser o suficiente para a maioria das roupas, mas para eliminar odores e melhorar a respirabilidade, você pode usar um sabão específico para isso. No Brasil, algumas marcas lançaram produtos com esse perfil, como o Omo Sports e Daxx Higi Sport Lava Roupas Esportivas.

use água fria

O elástico que compõe as malhas usadas nas roupas esportivas dão a elasticidade que elas entregam. E permitem que elas voltem ao tamanho normal depois do uso. Essa elasticidade tende a ir se desgastando com o uso das peças. Mas de acordo com especialistas, tomar cuidado com a temperatura de lavagem ajuda a aumentar a vida útil dos tecidos.

Se precisar usar a secadora, é possível, com bastante cuidado. Confira as instruções de lavagem na etiqueta. A maioria das roupas sintéticas tolera bem baixa e média temperatura. A opção mais sustentável e amiga das roupas é o bom e velho varal. Uma das vantagens das roupas de academia é que elas secam super rápido, então é só estender que elas secam rapidinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui