Corredor iniciante já quer grande distancia. Analisamos o porquê

Redes sociais e falta de orientação profissional podem influenciar mal um corredor novo

0
2108

A corrida é um esporte democrático e, a cada dia mais pessoas se interessam por ela. Mas, por que alguns corredores são tão apressados para alcançar os objetivos? Temos mais de uma resposta para essa pergunta. Hoje em dia, é comum acontecer de a pessoa começar a treinar e já pensar na meia maratona ou na maratona. Até aí tudo bem, faz parte de uma pessoa ansiosa querer os resultados para ontem, mas isso deve ser observado e analisado pelos treinadores de perto. Afinal, o aluno compra suplemento, investe em um tênis especial e o principal, que é o cuidado com a saúde e com a progressão dos treinos, às vezes é negligenciado.

A melhora do condicionamento físico é um conjunto de processos biológicos individuais que não pode ser apressado. É certo que as redes sociais deram um empurrãozinho nessa questão quando vemos a vida do “João”, que treina há seis meses e já correu uma maratona, o “Pedro” está cheio de dores no joelho mas não para de postar sobre a “ultra” do mês que vem, e por aí vai. Tudo isso está lá nas redes e parece que muitas pessoas buscam uma aceitação a partir disso. Não caia nessa cilada.

Se você começou a correr, tomou gosto pelo esporte e curtiu competir, tenha calma. É importante passar por estágios menores, como as provas mais curtas de 5k e 10k antes de se aventurar em competições em que a sua experiência vai ser determinante e um diferencial entre completar satisfeito ou aos trancos e barrancos, isso se você não se machucar antes, ainda nos treinos, por excesso de corrida. Essas provas mais curtas permitem que você erre na estratégia, o que é inevitável para quem está começando, sem sobrecarregar demais o seu corpo. E, a partir desses erros, você constrói uma boa base de dados que permitem melhores escolhas quando a distância aumentar. Talvez você precise de um ano ou um ano e meio para sair do zero e chegar nos 21k com saúde e o dobro disso para os 42k.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui