Comece a treinar natação na piscina do seu prédio

Procurar a ajuda profissional sempre que possível pode aumentar a possibilidade de melhora do condicionamento físico

2685
0

Por Christina Volpe

Para qualquer atividade física é interessante estar com os exames de saúde em dia e sempre que possível consultar um professor com conhecimento na atividade que deseja praticar. Com isso em mente, fomos em busca de dicas com o professor de educação física Gabriel Bastos, que montou até um mini treino de natação para você começar já!

“A natação exige coordenação e experiência prévia, seja nas aulas tradicionais ou treinamento, conforme a disponibilidade e objetivo das pessoas”, diz Gabriel. “Caso você já tenha experiência no esporte é interessante recomeçar de forma leve, com um volume de treino entre 1.000 e 1.500 metros, variando os estilos e educativos”.

Depois de algumas semanas o atleta pode usar materiais como nadadeiras, palmar e outros. Dá para incluir também treinos de velocidade, pensando na variação dos estímulos e aumentando o condicionamento físico, lembrando sempre que esse tipo de treino deve ter uma metragem mais curta comparada aos mais leves.

“É possível treinar todos os dias, já que a natação é uma atividade sem impacto ou riscos para as articulações, mas sempre que possível alterne com outras atividades como corrida, caminhada, bike e pilates”. O treinamento alternado evita algum tipo de lesão por sobreuso dos músculos ou articulações, assim faça isso para condicionar o organismo e melhorar a saúde.

Por onde começar?

O nado craw é considerado o mais fácil e básico, mas depende de cada pessoa e sua experiência. “Para realizar a atividade sozinho recomendo fazer primeiramente o estilo que domina e o mais difícil apenas em uma metragem baixa, evitando assim a possibilidade de lesão. O craw, costas e peito são os mais recomendados, já o borboleta exige mais força e coordenação”.

Procure ajuda profissional sempre que possível, isso pode aumentar a possibilidade de melhora do condicionamento físico, aumentando as variações do treino, melhorando o planejamento de acordo com os objetivos, gerando maior estímulo físico e psicológico e evitando qualquer possibilidade de lesão.

Mas enquanto você não tem um especialista, confira o treino básico do professor Gabriel.

– 200m craw
– 300m variando estilo a cada 50m
– 400m educativo a cada 50m
– 300m craw com nadadeira
– 100m livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui