24 de fevereiro de 2024

Sujou a bike? Aprenda a lavar!

Depois de um rolé na trilha é bom lavar a bike. Aprenda como!

0
4902

Lavar a bike em casa sem os equipamentos necessários não é pra qualquer um, pois para fazer um trabalho perfeito de desmontagem e lubrificação faltam equipamentos e ferramentas específicas, mas dá pra fazer um bom trabalho com produtos que você provavelmente já tem, como escova, sabão em pó, panos e até o desengordurante usado para limpar forno. Faça isso no quintal ou na garagem, escolhendo também uma roupa velha para usar, pois geralmente a bike sai limpa e a roupa suja. Nosso “banho de gato” na bike estava mais pra banho em cachorro grande, já que a bike estava bem suja!

Somos contra o uso de mangueira ou máquina de alta pressão pra lavar a bike, pois a sujeira acaba entrando nos rolamentos dos pedais, caixa de centro e de direção, alavancas de mudança e até nos conduites de freio e câmbio, e o que parecia uma solução acaba virando uma armadilha pois o desgaste prematuro dos componentes sairá mais caro do que levar a bike em oficinas especializadas para fazer essa lavagem de vez em quando. Comparado com a lavagem de um carro, lavar a bike é mais difícil pois ela tem muitos detalhes e cantinhos quase inacessíveis e pode custar de 120 a 200 Reais com a desmontagem e lubrificação dos componentes em uma oficina especializada.

Produtos para facilitar o trabalho

Para esta limpeza, utilizamos uma mistura a base de sabão em pó, pois pano seco pode riscar muito o quadro devido a quantidade de sujeira. Para casos mais leves você pode usar o spray anti-ferrugem para quase todas as partes, eles são a base de óleos minerais e solventes alifáticos, que tem propriedades desengraxantes, como o WD40 por exemplo, tomando cuidado para NÃO atingir os discos de freio e pastilhas, caso sua bike tenha esses componentes, e no caso dos freios V-brake, evite direcionar jatos na direção dos aros e sapatas freio, protegendo essas áreas com um pano.
O spray para limpar forno (desengordurante) pode ser usado para limpar a corrente, coroas e cassette, mas ele não é um desengraxante, sua ação é moderada e requer mais tempo para agir. Use luvas de proteção ao manipular esse produto.

Com um pouco de experiência você faz este trabalho em cerca de uma hora, mas quem precisa limpar uma bike urbana consegue concluir na metade do tempo, já que não terá que lidar com a lama. Ao finalizar o trabalho, não esqueça de lubrificar a corrente com produtos próprios para este uso, óleo para quem anda em condições úmidas (água, lama), ou teflon para condições secas ou com poeira, acompanhe todos os detalhes do processo neste vídeo exclusivo da Pedaleria.

Bom pedal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui