28 de novembro de 2021

Representando Mato Grosso, atleta irá competir em ultramaratona de 1000 km

Luiz André Costa Viana já disputou a icônica Comrades Marathon, considerada a ‘mãe das ultramaratonas’

289
0

O ultramaratonista Luiz André Costa Viana já venceu a Caminhos de Rosa, prova com 250 km no sertão mineiro. Agora, ele vai encarar a maior ultramaratona da América do Sul. A ‘1000 km Brasil’ acontece entre 15 e 26 de setembro, na cidade de Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. Em 10 dias, serão 834 voltas no percurso da prova que tem 1,2km de extensão. Vence aquele que concluir os 1000km primeiro.

O DESAFIO

Ao lado de outros corredores selecionados por seus currículos, o representante de Mato Grosso terá que correr, no mínimo, 100 km por dia. Os atletas terão das 6h à meia-noite para concluir os 100km diários. Essa regra só poderá ser quebrada no último dia de prova, se faltar menos de 100 km para o atleta completar a distância de mil quilômetros.

“Todos terão 18 horas para correr os 100km por dia. De meia-noite às 6h da manhã todo mundo é obrigado a parar. Os participantes ficarão acampados no local de prova e terão que respirar a prova durante os 10 dias”, explica Márcio Villar, idealizador da 1000km Brasil.

“Montamos uma estratégia baseada nos treinamentos que fizemos, controlando o volume diário, hidratação, nutrição e suplementação, além da minha presença, como treinador, o massagista Heitor Lopes também estará na equipe de apoio para fazer a recuperação muscular nos intervalos”, destaca Valdecarlos Santos, treinador de corrida.

CURRÍCULO

O atleta Luiz André já competiu provas desafiadoras, como a Comrades Marathon, considerada a “mãe das maratonas”, realizada na África do Sul, e é campeão da Caminhos de Rosa, prova com 250 km no sertão mineiro.

Até hoje, apenas seis homens completaram os mil quilômetros da prova. Luiz André vai em busca de ser o sétimo.

Além dos treinos de corrida, o treino de reforço muscular especializado com treinador Grey Lemes, e o treino de musculação, o atleta tem acompanhamento médico e nutricional, que monitoram exames e indicadores de saúde. São pelo menos 3 horas de treinos diários em média, sendo que, na reta final, os treinos chegaram à 4 sessões diárias, ultrapassando 5 horas de treinos por dia.

Para divulgar os detalhes sobre a participação do atleta, o treinador Valdecarlos irá transmitir boletins diários através do seu canal no YouTube.     

Via Olhar Esportivo

Comentários

comentários

Time ULTRAMACHO é formado por profissionais sempre em busca de trazer até você o melhor conteúdo sobre esporte de aventura, natureza, turismo e qualidade de vida. Quer ver algum conteúdo específico que não encontrou aqui. Entre em contato e faça uma sugestão de pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat