13 de abril de 2021

Crepioca: o que é, como fazer e receitas

Doce ou salgada é uma ótima pedida para o pré treino ou o pós!

1528
0

A crepioca é basicamente a fusão entre uma tapioca e um crepe. A receita da massa é, em geral, uma mistura da goma de tapioca com ovo ou leite que prolonga a sensação de saciedade e ainda é rica em proteína e gordura poli-insaturada. A crepioca pode ser consumida no pré ou pós-treino para potencializar a performance ou ajudar na recuperação muscular respectivamente.

A principal diferença entre a crepioca e a tapioca é que na crepioca, a goma da mandioca atua como uma liga que pode ser misturada com vários outros ingredientes como ovos, leite, derivados de leite e cacau. Por causa dessas possibilidades de mistura, é possível incluir mais proteínas e algumas boas fontes de gordura para tornar esse lanche mais completo e com alto poder de saciedade. Entenda:

Crepioca com ovo: A opção com ovo aumenta os níveis de proteína do prato. Assim, ajuda na força do treino e ganho de massa magra. Sabe-se que é rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, além de aumentar a saciedade, melhora da disposição energética, otimiza a concentração e atua no combate à flacidez da pele por produzir colágeno;

Crepioca com leite: fornece mais cálcio para o corpo, fortalecendo mais os ossos, porém deve-se escolher o leite desnatado ou leites vegetais, como leite de amêndoas, castanha, ou seja, para reduzir os níveis de gordura do leite absorvidos pelo corpo.

Como fazer

Materiais e ingredientes necessários: É necessária uma frigideira antiaderente para que a mistura não grude na panela, dispensando o uso de manteiga, azeite ou óleo para untar. Se for necessário untar, utilize óleo de coco ou outro saudável. Assim, fica mais fácil dourar a massa dos dois lados sem grudar no fundo da panela, uma vez que a massa é fininha. Você precisa ainda da farinha de mandioca e um ovo ou leite (desnatado, de amêndoas, castanhas ou soja);
Crepioca com ovo: Bater bem o ovo com duas colheres de sopa cheias de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturado, acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado. A receita é simples e rápida. Após, já pode ser recheada com os ingredientes saudáveis da sua preferência;
Crepioca com leite: substituir o ovo por 50 ml de leite e misturar com duas colheres de sopa cheia de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturado, acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado. Após, já pode ser recheada com os ingredientes saudáveis da sua preferência.

Opte por recheios com base em saladas como alface, tomate, legumes e outras verduras, frutas como banana ou frutas vermelhas, ou proteínas como frango desfiado, salmão, atum, queijo branco e queijo cottage, por exemplo. Confira alguma sugestões:

Receita de Crepioca de atum com requeijão

Massa
2 colheres de goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite.

Recheio
1 colher de requeijão light;
2 colheres de atum.

Modo de preparo:
Peneire a goma de tapioca para garantir que a massa fique bem fininha e homogênea e reserve. Em um recipiente, bata bem os ovos e incorpore duas colheres de sopa de goma de tapioca e misture bem.

Em uma frigideira antiaderente ou untada com um pouquinho de óleo de coco previamente aquecida e mantida em fogo baixo, coloque a massa da crepioca até preencher todo o fundo da panela. Espere 30 segundos ou até notar que a massa está desgrudando do fundo da frigideira e vire a massa com o auxílio de uma espátula. Deixe mais alguns segundos para dourar o outro lado e está pronta a massa da crepioca.

Observação: se preferir preparar a massa com leite, basta misturar os 50 ml de leite com as duas colheres de goma de tapioca peneirada e seguir o mesmo procedimento. Na hora de rechear, basta passar o requeijão na massa toda da crepioca e colocar 2 colheres de atum em metade da crepioca para depois dobrar a massa.

Receita de Crepioca de brócolis

Massa
2 colheres de goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite.
Ingredientes para o recheio:

Recheio
Queijo cottage picado à vontade;
Brócolis picado.

Modo de preparo:
Em um recipiente, bata bem os ovos e incorpore duas colheres de sopa de goma de tapioca e misture bem. Você também pode usar o leite no lugar dos ovos e siga os passos a seguir. Corte o queijo cottage em pequenos cubinhos e pique também o brócolis e reserve para o recheio.

Em uma frigideira antiaderente aquecida em fogo baixo, despeje toda a massa da crepioca. Observe quando a massa estiver desgrudando do fundo da frigideira (o que demora alguns segundos) e vire a massa com o auxílio de uma espátula. Para que o queijo fique derretido, coloque o recheio em cima da massa ainda na frigideira, deixe mais alguns segundos para dourar o outro lado da massa e pronto.

Receita de Crepioca de rúcula

Massa
2 colheres de goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite.

Recheio
Queijo cottage picado à vontade;
Rúcula picada à vontade;
Cenoura ralada à vontade.

Modo de preparo:
Em um recipiente, bata bem os ovos (ou então use 50 mL de leite) e incorpore duas colheres de sopa de goma de tapioca e misture bem. Corte o queijo cottage em pequenos cubos, corte também a rúcula e rale a cenoura.

Em uma frigideira aquecida em fogo baixo, despeje toda a massa preparada. Quando a massa estiver desgrudando do fundo da frigideira, já é hora de virar. Assim que virar, pode colocar o queijo para que ele fique derretido e depois de dourar o outro lado da massa, retire do fogo e adicione a rúcula e a cenoura para que fiquem bem crocantes.

Receita de Crepioca de frango

Massa
2 colheres de goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite.
Ingredientes para o recheio:

Recheio
4 colheres de sopa de frango desfiado;
½ tomate picado;
2 colheres de milho.

Modo de preparo:

Bata bem os ovos em um recipiente (ou use o leite, se preferir) e adicione duas colheres de sopa de goma de tapioca. Misture bem e reserve. Reserve também o frango desfiado previamente cozido, 2 colheres de milho enlatado ou cozido e metade de um tomate cortado em cubos.

Despeje a massa da crepioca em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Assim que a massa começar a desgrudar, já pode virar com uma espátula. Adicione então o recheio reservado para que fique quentinho e quando o outro lado da massa também estiver dourado, basta retirar tudo do fogo.

Receita de Crepioca de banana com canela

Massa
1 colher da goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite;
1 sachê de adoçante sucralose;
1 colher de chá de cacau em pó;

Recheio
1/2 banana nanica picada e canela em pó.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture bem os ovos (ou o leite) com duas colheres de sopa de goma de tapioca. Para que sua massa fique com gostinho de chocolate, misture também uma colher de chá de cacau em pó e um pouco de sucralose para adoçar. Corte ½ banana nanica em pedacinhos para o recheio e reserve.

Em uma frigideira antiaderente aquecida em fogo baixo, despeje a massa da sua crepioca de chocolate. Quando já estiver dourada e desgrudando do fundo da panela, vire a massa para que o outro lado também fique dourado. Quando a massa estiver no ponto, retire da frigideira e então adicione a banana picada e polvilhe um pouco de canela em pó para dar um toque especial.

Receita de Crepioca de chocolate

Massa
1 colher da goma de tapioca;
1 ovo ou 50 ml de leite;
1 sachê de adoçante sucralose;

Recheio
Chocolate amargo ou uma colher de cacau em pó.

Modo de preparo:

Essa crepioca também fica com gostinho de chocolate, mas ao invés de adicionar o cacau na massa, ele é usado no próprio recheio. Prepare a massa como de costume com os ovos (ou leite) misturados com duas colheres de sopa de goma de tapioca.

Depois de misturar tudo, coloque a massa em uma frigideira antiaderente aquecida em fogo baixo. Quando a massa desgrudar da panela, já pode virar a massa para dourar do lado contrário.

Assim que a massa estiver pronta, tire do fogo e polvilhe um pouco de cacau em pó ou chocolate meio amargo para servir de recheio.

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui