10 de maio de 2021

10 benefícios da castanha do Brasil

Na trilha ou no intervalo do café a castanha é o lanche ideal

802
0

Além de extremamente saborosas, as castanhas são fáceis de carregar na bolsa e, por não exigir nenhum preparo, podem ser consumidas em qualquer local e horário. As castanhas são altamente nutritivas e contém baixo carboidrato. Elas contêm vitaminas, minerais, gorduras saudáveis ​​e compostos vegetais poderosas que podem beneficiar sua saúde de várias maneiras.

Adicionar mais castanhas à sua rotina alimentar pode melhorar a saúde do coração, promover a perda de peso e manter controlado o açúcar no sangue. Confira à seguir os 10 benefícios e os motivos pelos quais devemos adicionar essa oleaginosa em nossa alimentação!

1 – Fonte de gorduras boas

A castanha do Brasil é constituída predominantemente por gorduras boas. Em geral, representam em torno de 60% a 70% de todo o alimento. Por esse motivo, é considerada uma oleaginosa.

As principais funções dessas gorduras boas são: fornecer energia e melhorar a disposição, proteger os órgãos, compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.

2- Fornecem ácidos graxos essenciais

Sabendo que a castanha é rica em gorduras, é importante destacar que boa parte do teor desse nutriente refere-se às gorduras boas, como o ácido graxo ômega 9 e ácidos graxos essenciais como o ômega 6 e ômega 3.

Esses nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde, principalmente em relação ao equilíbrio de gorduras no sangue, bem como a redução da inflamação.

Vale ressaltar que os ácidos graxos essenciais são obtidos exclusivamente a partir dos alimentos – como a castanha – uma vez que o nosso corpo não é capaz de produzi-los.

3- Castanha NA QUANTIDADE CERTA NÃO engorda!

Mesmo que as castanhas sejam ricas em gordura, todas são gorduras saudáveis. E graças à combinação de outros nutrientes presentes nela, não precisamos nos preocupar em engordar. Claro que o ideal é consumir quantidades adequadas, sem exageros. Como qualquer outro alimento.

Essa quantidade ideal seria 2 a 3 unidades por dia. Além disso, estudos demonstraram que o consumo de castanhas pode ajudar na perda de peso! Isso porque elas nos ajudam a sentir mais saciedade e por isso comer menos ao longo do dia.

4 – Boa fonte de proteína vegetal

A castanha do Brasil também é um importante alimento fonte de proteína vegetal, por isso é também uma opção para vegetarianos e veganos. Dentre os aminoácidos que formam as proteínas da castanha do Pará, prevalece o aminoácido essencial metionina, principal fornecedor de enxofre que, por sua vez, atua regulando o metabolismo das gorduras.

Para que possamos entender melhor o termo proteína vegetal, as metioninas dificilmente são encontradas em alimentos de origem vegetal e estão presentes principalmente em carnes, aves, peixes e ovos. Isso significa que a castanha pode contribuir para a sua ingestão total de proteínas, e contribui para um maravilhoso alimento no dia a dia.

5 – Fonte de fibras alimentares

Com o consumo de uma porção de castanha é possível atingir 10% do aporte de fibras alimentares recomendado para um dia. As fibras são nutrientes essenciais para o equilíbrio do corpo como um todo, e não somente para o bom funcionamento do intestino!

As fibras auxiliam na redução do colesterol total, no controle da glicemia, previne o aparecimento de determinados tipos de câncer, como o câncer do intestino, promove aumento da sensação de saciedade e pode auxiliar na manutenção de um peso saudável.

6 – Fonte de minerais

São encontrados na castanha em quantidades significativa minerais como o cobre, o manganês, o fósforo e o magnésio. Esses minerais são essenciais para garantir as funções vitais e manutenção dos tecidos do nosso corpo, além de auxiliar no fornecimento de energia para o corpo realizar suas atividades.

7 – Ação antioxidante

Outros componentes importantes presentes na castanha são os antioxidantes, com ênfase para a vitamina E e os compostos fenólicos. Estes antioxidantes ajudam a manter o bom funcionamento e a estrutura das células, prevenindo o envelhecimento precoce.

Além disso esses antioxidantes ajudam a manter doenças em geral sob controle e estão especificamente ligados a um menor risco de doença cardíaca.

8 – Rica em selênio

O nutriente que mais chama atenção na castanha do Brasil é o selênio, um dos minerais antioxidantes mais importantes!

Essa importância se dá pois o selênio fortalece o sistema imunológico, essencial para a saúde da tireoide, prevenção de câncer e alergias e melhora o metabolismo.

9 – Cuida da saúde do coração

A alta quantidade de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas e o baixo teor de gordura saturada podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, consumir castanha  tornar o seu coração mais forte. Além disso, também ajuda a diminuir o colesterol.

10 – Incentivo ao mercado brasileiro

Originária do Brasil, a castanha é uma oleaginosa oriunda da castanheira, uma árvore nativa da região amazônica, encontrada em vasta região da floresta.

Atualmente, é um produto alimentar importante ao agronegócio brasileiro e sua principal produção concentra-se na região norte do Brasil como Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e norte de Mato Grosso.

Quando optamos por consumir a castanha incentivamos o mercado brasileiro e nos beneficiamos com a nossa própria riqueza!

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui