Iogurte: entenda as diferenças e faça uma receita caseira

11446
5

No café da manhã ou em um lanche da tarde, o iogurte é uma boa opção para manter uma dieta equilibrada. No entanto, vemos por aí diversos tipos de iogurte e podem surgir dúvidas das diferenças entre eles e qual o melhor para cada organismo. A principal diferença entre os tipos de iogurte é o processamento realizado na indústria alimentícia. Confira!

Iogurte natural ou integral

O iogurte natural ou integral é feito com o leite integral e fermentos lácteos (bactérias benéficas) sem nenhuma mudança em sua composição.

Iogurte desnatado

No desnatado há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado, favorecendo seu consumo para quem deseja emagrecer ou para aqueles que tenham colesterol alto.

Iogurte light

O iogurte light tem redução de 25% no valor de algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios e proteínas, quando comparado ao mesmo produto na versão original.

Iogurte grego

Esse tipo de iogurte traz uma textura mais cremosa que o iogurte comum, um sabor mais leve e menos ácido, já que no seu processamento, o soro do leite é removido. Em algumas versões são acrescentadas caldas de frutas, chocolate e açúcar, tornando-o mais calórico.

Benefícios

O iogurte é fonte de probióticos, bactérias benéficas que auxiliam na saúde intestinal, fortalecendo o sistema imunológico no combate às bactérias ruins. São uma excelente fonte de cálcio, o que ajuda na prevenção de osteoporose em adultos. Rico em proteínas, são fundamentais na formação e reestruturação dos músculos, órgãos e tecidos. E ainda auxilia no processo de emagrecimento, já que aumenta a saciedade e diminui a vontade de comer.

RECEITA DE IOGURTE CASEIRO

Fazer o próprio iogurte é muito bom. Você economiza, distrai e pode acender o prazer pela cozinha.

INGREDIENTES
1l de leite (integral, desnatado ou semidesnatado. Sem lactose não)
170g iogurte natural (verifique no rótulo que só tenha: leite e fermentos lácteos)

MODO DE PREPARO
-Aqueça um litro de leite até quase ferver;
-Deixe do lado até ficar morno entre 40 a 50 °C. Pode usar um termômetro para medir a temperatura;
-Esquente o forno, deixe-o bem quente e desligue;
-Quando o leite estiver morno, coloque o iogurte natural e misture;
-Coloque a mistura em potes separados ou em uma tigela grande;
-Cubra com papel filme e leve ao forno (já desligado);
-Deixe o iogurte caseiro descansar de 5 a 8 horas dentro do forno desligado. Depois pode ir para a geladeira;
-Essa receita pode ser conservada por até quatro dias.

DICAS
-Não precisa comprar um novo iogurte cada vez que quer fizer o seu. Simplesmente use a sobra do anterior. Precisa de muito pouco para fazer um novo iogurte!
-Quer um iogurte de frutas? Misture frutas com um pouco de açúcar ou coloque uma pequena quantidade de sua geleia preferida no iogurte. Você terá um produto delicioso e muito mais saudável do que a maioria dos iogurtes prontos da indústria.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui