Fone de ouvido na corrida: prós e contras

5022
0

A maioria dos corredores costuma usar fone e ouvir música enquanto treina. Com a tecnologia cada vez mais moderna, é possível ouvir as músicas favoritas ou então um podcast com assuntos que te interessam. Além disso, há acessórios que retiram fios e oferecem qualidade única para correr com fones.

Embora agrade a maioria, a prática oferece prós, mas também contras. Confira abaixo alguns motivos para usar e outros para evitar os fones. Confira!

PRÓ – É EMPOLGANTE

Todo corredor já teve aquele dia em que o treino — seja de 5, 10 ou 20K — é a última coisa que deseja fazer. Quando você sentir que precisa de uma motivação extra, sua lista de reprodução favorita pode ser exatamente o que falta. Músicas animadas podem ajudar os corredores a ter mentalidade para enfrentar os percursos mais difíceis.

A música eleva aspectos positivos do humor, como emoção e felicidade. E reduz aspectos negativos, como tensão, fadiga e confusão. Uma pesquisa do The Journal of Strength and Conditioning Research confirma isso. Ouvir música antes de um treino ajudará você a se animar e a prepará-lo melhor para o que está por vir.

Dica: Ouvir a música certa enquanto você está correndo é importante. A última coisa que você quer é que uma música lenta seja reproduzida quando você começar a fazer uma subida. Por isso, organize seu setlist antes de começar a correr, para não ter que parar no meio do treino.

PRÓ – ajuda a manter um ritmo consistente

Muitos corredores preferem correr sem música para que possam se concentrar em fundamentos  essenciais — como respiração e batidas nos pés — e assim controlar o ritmo. Música ou podcasts te distraem disso, certo? Não necessariamente.

Se feita corretamente, a música pode realmente ajudar os corredores a manter o pace durante o treinamento. Em um estudo publicado no PLoS One, os corredores tiveram um desempenho melhor quando a batida da música combinava com sua cadência do que quando estavam sem músicas para correr.

Dica: No Spotify há playlists por bpm (batidas por minutos) para você escolher a intensidade e manter-se no ritmo.

PRÓ – CORRER PARECE MAIS FÁCIL

De acordo com um estudo realizado na Universidade Keele, na Inglaterra, tocar suas músicas favoritas reduz os níveis de esforço e aumenta a sensação de “estar bem”. Outro estudo feito este ano na Frontiers in Psychology também mostrou que ouvir música reduz o esforço percebido no exercício de resistência.

O estímulo externo da música é realmente capaz de bloquear seus empecilhos internos, como a fadiga, que fica o tempo todo falando ao seu cérebro o quão cansado você está. Quando a percepção de esforço de um corredor é reduzida, ele sente que pode correr mais rápido por mais tempo.

Agora vamos falar dos aspectos negativos do uso de fones de ouvido

CONTRA – SEGURANÇA

Um dos principais motivos para deixar seus fones de ouvido em casa é sua própria segurança. Mesmo nas principais cidades do mundo, sempre encontramos motoristas distraídos, ciclistas ou mesmo pedestres no meio do caminho.

E se você estiver com os fones de ouvido, talvez não ouça algum carro se aproximar, alguém tentando falar com você ou até mesmo uma situação de risco. Se você souber que estará em uma avenida movimentada ou em um lugar com histórico de assaltos, talvez seja melhor não colocar músicas para correr.

Dica: Se você quer muito ouvir algo enquanto corre uma solução é usar apenas um dos fone e assim conseguir ouvir o som do ambiente externo.

CONTRA – VOCÊ PODE VICIAR

Embora o treino com música tenha se mostrado uma ferramenta valiosa, não é algo que você precisa usar em todas as fases do treinamento. Você não vai querer se tornar dependente da música para fazer uma corrida. No dia da prova isso pode te atrapalhar.

Quando se fala em corrida em trilha, há muitas organizações que proíbem o suo de fone por segurança. Então se abruptamente você deixa de usar este acessório, isso pode atrapalhar até a sua performance. Depender de uma música para dar um gás na sua subida pode te prejudicar.

Dica: o acessório ideal para manter seu pace é o relógio esportivo.

CONTRA – é preciso se desconectar

Na sociedade de hoje, as distrações da tecnologia estão por toda parte. Correr é uma maneira de muitos limparem a cabeça e se afastarem dessas distrações e, muitas vezes, a música afeta negativamente essa experiência.

A capacidade de estar em paz e calmo é algo que perdemos em nossa cultura. Perdemos em favor da multitarefa. E ouvir música, audiolivros ou podcasts é sim considerado multitarefa. Embora haja dias em que você talvez precise do impulso motivacional extra de suas músicas favoritas, há algo especial em ficar sozinho e correr apenas com seus pensamentos.

Dica: Desconecte os fones de ouvido de vez em quando e ouça o mundo ao redor. É bom para a alma.

CONCLUSÃO

Tudo que é extremo torna-se prejudicial ao ser humano. Então encare o fone com um acessório que fará sentido em determinados momentos do seu esporte favorito. Faça treinos com fone, depois outros sem. Ao poucos irá entender e encaixar o momento ideal de usá-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui