Batata doce: receitas para café da manhã

23184
3

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável. Além do sabor suave e adocicado que empresta ao prato, ela fornece vitaminas importantes, tem baixo índice glicêmico, dá energia, auxilia na construção de músculos, previne anemia e fortalece o sistema imunológico. Abaixo separamos algumas receitas proteicas e saborosas para utilizar batata doce no café da manhã e começar o dia com tudo.

1-Batata doce com iogurte e nozes

Ingredientes:
1 batata doce;
1/4 xícara de iogurte natural ou de baunilha desnatado;
1 colher de sopa de açúcar demerara;
2 colheres de sopa de nozes picadas (podem ser amêndoas se preferir)
Modo de preparo:
Aqueça o forno. Lave e corte a batata doce ao meio sem tirar a casca. Leve ao forno e asse até ficar macio quando perfurado com a ponta de uma faca, de 40 a 50 minutos. Abra um pouco a batata e coloque o iogurte, adoce com açúcar e jogue as nozes por cima. Sirva em seguida. Se preferir, você pode fazer um purê de batata doce e misturar com o iogurte, nozes e açúcar e comer como uma espécie de mingau.

2-Batata doce no café da manhã com cebolas caramelizadas

Ingredientes:
2 cebolas grandes;
1 colher de sopa de manteiga light;
Salsinha a gosto;
3 batatas doces orgânicas;
6 dentes de alho;
Alecrim fresco a gosto;
3 colheres de sopa de óleo de coco;
1 colher de sopa de sal marinho;
Pimenta do reino a gosto moída na hora
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno. Descasque as cebolas e corte-as ao meio longitudinalmente, em seguida, corte-as em finas meias-luas. Corte as meias-luas pela metade. Derreta a manteiga em uma frigideira em fogo médio. Quando começar a soltar a espuma acrescente a cebola e polvilhe levemente com sal. Diminua o fogo e cozinhe ligeiramente a cebola por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Cozinhe até que adquiram uma coloração marrom, caramelizada. Enquanto isso, coloque a salsicha em outra frigideira em fogo médio. Cozinhe a salsicha por cerca de 10 minutos ou até dourar e começar a ficar crocante. Escorra qualquer excesso de óleo.
Enquanto a cebola e salsicha estiverem cozinhando, corte a batata doce com casca em cubos, bem como o alho e o alecrim. Coloque em uma tigela grande com a batata doce. Misture com o azeite, sal e pimenta do reino. Forre uma assadeira grande com papel alumínio ou papel manteiga e espalhe a mistura de batata doce uniformemente. Asse as batatas doces por 30 a 45 minutos ou até que estejam macias e douradas. Adicione as cebolas e a salsinha e sirva a seguir.

3-Batata doce com aveia e canela

Ingredientes:
1 xícara de aveia;
1 ¾ xícara de água;
1/2 xícara de purê de 1 batata doce;
2 colheres de sopa de açúcar demerara;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/2 colher de sopa de farinha de linhaça;
3 colheres de sopa de granola.
Modo de preparo:
Para assar a batata doce, pré-aqueça o forno em temperatura média e corte a batata ao meio e despeje um pouco de azeite de oliva. Coloque o lado de baixo encostado em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 20 a 30 minutos ou até ficar macia e suave. Quando estiver pronto, tire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, coloque a aveia na água para ferver e diminua o fogo para baixo. Continua cozinhando até que a aveia absorva boa parte da água.
Esprema a batata doce a parte com açúcar, canela e as sementes de linhaça e misture bem. Se quiser deixar uma consistência mais cremosa, você pode adicionar um pouco de leite de amêndoas. Adicione a aveia em uma tigela, bem como a mistura com batata e polvilhe granola. Se quiser coloque um fio de mel por cima para adoçar levemente. Sirva em seguida.

 

4-Pão tostado com chips de batata doce

Ingredientes:
2 fatias de pão integral;
1 1/2 colheres de sopa de manteiga light;
1 ovo grande;
1 fatia de queijo da preferência;
Batata doce chips.
Modo de preparo:
Prepare os chips de batata doce da seguinte forma: Lave e descasque bem a batata doce, corte em fatias bem fininhas ou como preferir. Disponha em uma assadeira anti aderente. Adicione azeite e um pouco de sal, leve ao forno por 40 minutos ou até ficar crocante. Se precisar, vire a batata na metade do tempo para dourar por igual.
Faça um “poço” em uma das fatias do pão com o copo, de modo que fique fundo para caber o ovo. Passa manteiga dos dois lados dessa fatia. Leve na frigideira, toste um lado e vire do outro com o furo para cima. Adicione o ovo e espere cozinhar. Por último coloque o queijo por cima quando o ovo já estiver cozido e o fogo desligado (com o calor do próprio ovo, o queijo deve derreter naturalmente). Adicione a batata doce chips no pão, feche e sirva a seguir.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui