Associação é lançada para fomentar a corrida em trilha no Brasil

1068
0

Na dia 27 de outubro de 2020 foi oficialmente lançada a Associação Brasileira de Corrida em Trilha (ABCT), entidade cujo objetivo principal é fomentar a prática da corrida de montanha, corrida em trilha e skyrunning no Brasil, tanto no âmbito recreativo quanto competitivo. A Associação reúne pessoas de diversos estados do país e que estão ligadas ao mercado dessas modalidades de forma direta ou indireta.

“Não queremos organizar campeonatos e nem normatizar as provas, pois entendemos que esse papel cabe à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e às respectivas federações estaduais de atletismo”, afirma Sidney Togumi, presidente da ABCT. Ainda segundo o dirigente, a Associação servirá como uma ponte entre todas as esferas envolvidas na prática de corrida de montanha, corrida em trilha e skyrunning.

“A ABCT vai dialogar com organizadores de eventos, atletas, marcas, prestadores de serviços, assessorias, entidades oficiais, outras associações esportivas e mídia, para que o esporte possa crescer de forma sustentável, com mais praticantes e diálogo entre as partes”, enfatiza Togumi.

O primeiro grande passo é filiar o maior número possível de players deste segmento para assim entender o tamanho da corrida em trilha no Brasil. Este grande “censo” irá nortear os planos para, num futuro próximo, promover clínicas, palestras e outras atividades.

A ABCT é formada por um conselho executivo com presidente, vice-presidente, diretor de trilha e montanha, diretor de Skyrunning, diretor técnico e secretário geral, além de um conselho consultivo formado por representantes de quase todos os estados brasileiros e um conselho administrativo. No primeiro mandato, os representantes do conselho consultivo foram nomeados pelo conselho executivo, mas a partir do segundo serão eleitos pelos associados do estado que representam.

“O conselho consultivo tem como objetivo auxiliar o executivo e que os membros terão ainda o papel de trazer demandas regionais, além de buscar, planejar e executar as possíveis soluções junto com os demais integrantes da Associação”, explica Togumi.

Em Mato Grosso, a representante estadual no Conselho Consultivo é uma das organizadoras do ULTRAMACHO, Maria Rita Ferreira Uemura.

Existem três tipos de associação: sócio atleta, sócio organizador e sócio coletivo (para assessorias e grupos de corrida), todos com filiação gratuita até 31/12/2021.

O estatuto completo e todas as informações sobre a ABCT estão disponíveis no site www.abctrilha.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui