A perda da sensibilidade e da mobilidade dos antebraços, acompanhada de dor, é o que chamamos popularmente de Arm Pump ou Bomba de Braço. Descrita também como travamento do antebraço, é um situação comum no Mountain Bike e em outras modalidades de ciclismo. E tão importante quanto identificar é saber como prevenir o Arm Pump. Assim, se você já passou por essa situação, ou vem sentindo os braços mais rígidos e doloridos, é legal dar uma espiada nas dicas que selecionamos abaixo.
1) Pilote mais
Pode parecer uma dica simples, mas funciona! Afinal a melhor maneira de melhorar em alguma coisa é praticar, praticar e praticar. Pedalar com mais frequência não apenas irá melhorar a quantidade de oxigênio que chega aos músculos, como também pode otimizar sua força, técnica e eficiência. Além disso, alongar-se antes e depois de pedalar fará com que você se sinta no topo.
O que também ajuda a prevenir o Arm Pump é investir em outros exercícios que fortalecem a região. Nesse sentido, exercícios de prancha e flexões simples de braço podem ser eficientes.
2) Ajuste o cockpit
A configuração do cockpit é um dos principais fatores que influenciam na ocorrência do antebraço travado. A posição e o ângulo das alavancas de freio, por exemplo, podem ajudar a prevenir a Arm Pump.
Da mesma forma que o pulso deve estar nivelado com sua mão, a espessura das manoplas também é uma configuração importante. Mãos menores se dão melhor com manoplas mais finais e vice-versa. Lembre-se que as rotações do guidão também podem exercer pressão desnecessária sobre os músculos.
3) Configure a suspensão
Preste atenção à configuração de sua suspensão. A maioria dos modelos existentes no mercado possuem recursos como pré-carga, compressão e retorno. E o ajuste dos três influenciam na leitura do terreno e por consequência no conforto ao pedalar. Quanto mais eficiente for a suspensão no amortecimento, menos você sofrerá com dores no braço.
4) Relaxe sua pegada
Ao pedalar tenso e rígido você diminui o fluxo sanguíneo e seus braços começam a dar o alarme. Não há necessidade de se prender no guidão, então afrouxe um pouco sua pegada e reengate sua própria suspensão natural: ela amortece os impactos e vibrações que sacodem seus braços.
Focar também na respiração pode ajudar a levar oxigênio valioso para os músculos. Verifique também se as suas manoplas não estão gastas demais e se não é hora de trocá-las por novas. Esse simples upgrade vai renovar a sensação de pedalar sua bicicleta.
5) Verifique seus freios
Com freios mais eficientes, você coloca menos esforço nos manetes e por consequência consegue relaxar mais os braços. Ótima troca, não? Mas e então, quando foi a última vez que você passou algum tempo revisando seus freios? Verifique se os rotores e as pastilhas estão desgastados e substitua-os de acordo. Se você não tiver certeza, vá até a oficina de bicicleta mais próxima e peça uma revisão em seus freios.
6) Mantenha-se hidratado
É tudo uma questão de manter os músculos felizes. Ao hidratar-se bem, você reduz as cãibras e a fadiga. As bebidas esportivas eletrolíticas ou o suco de laranja com uma pitada de sal também podem ajudar em dias quentes.
Procure começar o pedal hidratado, depois beba para matar a sede e talvez um pouco mais se estiver em um ambiente ao qual não está acostumado, como calor, umidade ou frio extremo.