Livro: ultramaratonista conta a experiência em prova de 330 km

Privação de sono, solidão, alucinações são só algumas das situações superadas por Sidney Togumi na prova

2964
0

Percorrer a pé terrenos montanhosos como os dos Alpes Europeus poderia exaltar características e especialidades práticas para a vida cotidiana? Pelas passagens do livro “Gigante – 330km correndo pelo Valle D´Aosta”, sim.

Em pouco mais de 100 páginas, o ultramaratonista Sidney Togumi descreve alguns dos obstáculos vivenciados, nas edições de 2016 e de 2018 de uma das competições mais longas e exigentes do mundo, o Tor des Géants.

Privação de sono, solidão, alucinações são só algumas das situações superadas duplamente em cada um dos desafios de 330 quilômetros. Pela leitura, é possível concluir que saúde mental e experiência de vida são tão importantes quanto preparo físico.

Para enfrentar os mais de 27 mil metros verticais acumulados, cerca de 800 competidores largam em cada edição na pequena Courmayeur, aos pés dos Alpes italianos. Junto a eles, o inquieto Sidney Togumi assumiu um compromisso pessoal de rodear o Valle D´Aosta e que, com sorte durante o percurso, é possível avistar os gigantes do Tor dês Géants: o Mont Blanc, o Gran Paradiso, Cervino e Monte Rosa.

Gigantes também são aclamados os que conseguem concluir a disputa. Para isso, são necessários muitos cuidados logísticos e planejamentos minuciosos. Para quem se propõe a enfrentar até 150 horas de competição é necessário correr ou caminhar, dia e noite, sob chuva, Sol e escuridão, até a linha de chegada. Na prova é vencedor quem chegar primeiro, mas vitoriosos foram todos os cerca de 500 atletas capazes de transpor barreiras físicas e psicológicas impostas pelo corpo e mente e nem tanto pela organização da prova.

Os fatos descritos neste livro inspiram atletas de montanha, profissionais de negócios e todos aqueles em busca de motivação. “Gigante – 330km correndo pelo Valle D´Aosta” é um convite para uma leitura prazeirosa, repleta de reflexões internas. A obra recebeu patrocínio das marcas On Running e Sigvaris Group, bem como apoio da Milk Comunicações, Adventuremag e Upfitrail.

Sobre o autor

Natural de São Paulo, Sidney Togumi é um dos principais incentivadores do trail running no Brasil. Apaixonado pelo esporte que o leva a trilhas e montanhas de todo o mundo, profissional da educação física tenta inspirar adeptos a buscar nos esportes praticados na natureza respostas para o dia a dia. Representante nacional da International Trail Running Association (ITRA), foi técnico da equipe Brasil no Mundial de Trail 2016 (Portugal) e chefe da equipe Brasil na mesma competição em 2017 (Itália) e em 2018 (Espanha).

Atualmente, é treinador e coach na Upfitrail Assessoria Esportiva e consultor para as provas de corrida em trilha/montanha na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). De família nipônica, o brasileiro é constantemente abordado em língua japonesa nas provas internacionais, sempre surpreendendo positivamente outros competidores quando revela a origem tupiniquim.

Serviço:
Livro: Gigante – 330km correndo pelo Valle D´Aosta
Autor: Sidney Togumi
Preço sugerido: R$ 44,00
Vendas: www.upfitrail.com.br
Data de lançamento: 10/08 às 20:00 – YOUTUBE @sidneyTogumi

Contatos:
E-mail: stogumi@upfit.com.br
Instagram: @sidneytogumi – @upfitrail

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui