24 de fevereiro de 2024

Respiração: 5 dicas para atletas

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Para os iniciantes na atividade física de maneira geral o ato de respirar de forma fluída é um desafio. Encontrar um meio (pelo nariz ou pela boca) e um ritmo confortável é bem pessoal. Mas aprimorar a maneira como se inspira e expira o ar é determinante para ir mais longe e mais rápido em qualquer esporte, seja qual for o seu objetivo.

O ideal é manter um ciclo constante de inspiração e expiração em tempos parecidos. Conforme o esforço fica mais intenso, o controle respiratório se torna mais difícil. Ou seja, acertar o ritmo respiratório pode levar um tempo. Por isso separamos cinco dicas para ajudar você a respirar melhor ao longo da atividade física:

Respire COMO SE SENTIR MELHOR

Não existe um único padrão correto e a experiência é que ajuda a encontrar a respiração mais confortável na corrida. Pode ser até que você já tenha escutado o contrário, mas respirando pela boca é possível inspirar mais oxigênio (garantindo o oxigênio necessário para que realizar o esforço) e expirar uma quantidade maior de dióxido de carbono.

Fortaleça

Realizar um bom trabalho de fortalecimento dos músculos que auxiliam o movimento respiratório – abdômen, diafragma, intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (costas) – é outra atitude que ajuda a encontrar uma respiração eficiente.

Use a barriga para respirar melhor

Durante a corrida, o melhor é utilizar a região abdominal (e não o tórax) para aproveitar melhor o oxigênio inspirado. Para se acostumar, faça um teste deitado: inspire o ar de modo que a barriga inche e expire até que ela murche. Treine assim forma e tente aplicar a técnica à corrida.

Curta e superficial

Ao contrário das técnicas de respiração indicadas para relaxamento e concentração, durante o exercício não é possível manter inspirações e expirações longas e profundas por muito tempo. Saiba que respirar de forma rápida e superficial nessa situação é normal. Utilize o recurso de alongar a respiração em uma subida ou outro momento de maior esforço.

TREINE A RESPIRAÇÃO

Treine se exercitar numa  velocidade em que consiga facilmente manter o ritmo respiratório escolhido. Utilize o teste da conversa para descobrir se a velocidade está correta: a ideia é poder falar sentenças completas sem sentir falta de ar. Mais: procure manter sua movimentação sincronizada com a forma com que respira. Pratique bastante até se tornar um hábito involuntário.

DICA EXTRA
Se você tem algum tipo de problema respiratório, como asma ou bronquite, cuidado com os treinos nos dias frios e secos. Converse com seu médico para saber a melhor forma de proceder para render bem no esporte sem prejudicar a saúde.

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