Você tem bons modos na corrida?

As atitudes dizem muito sobre quem realmente somos

1358
0

A educação de uma pessoa se expressa em todas as suas manifestações. No jeito que fala, como se comporta com amigos e desconhecidos e até mesmo na conduta durante uma corrida. Agir de maneira educada com relação a uma prova começa antes mesmo de calçar o tênis. Confira:

Retirada de kit

Informe-se de todo o protocolo de retirada de kit antes de efetivar a inscrição para participar do evento. Há provas que exigem documentos específicos como atestado médico ou até comprovação de ter participado de competições com outras distancias.
Quem não se informa corre o risco de chegar na retirada de kit e não conseguir por falta de documentação. Há atletas que não buscam se informar antes e chegam no prazo final para retirada não tendo tempo hábil de resolver a situação. O pior ainda é quando o competidor não aceita o regulamento e inverte a culpa da situação.

Chegada na prova

Sendo prova de rua ou em trilha é importante chegar cedo no evento. Assim é possível estacionar com calma e até mais próximo da largada. Há atletas que chegam tarde, querem parar em lugar proibido e até mesmo agridem verbalmente guardas de trânsito ou staffs de prova. Atrasar pode além de tudo estressar o atleta e aumentar a chance de até mesmo causar um acidente.

Largada

A ansiedade pré largada é comum a qualquer atleta, independente do pace e experiência. Os mais velozes saem em disparada assim que é dada a largada. Quando um corredor mais lento se posiciona entre os primeiros e não acompanha o ritmo acaba obrigando os mais rápidos a fazerem curvas desnecessárias. Evite transtornos e se posicione de acordo com a performance que pretende ter na prova.

Bloquinho

Principalmente nas corridas de rua é comum ver grupos de atletas correndo aglomerados e tomando toda a pista. Isso impede que outros façam ultrapassagens e vai travando um grupo cada vez maior. Atente-se para seu posicionamento e evite permanecer em grupos grandes correndo lado a lado.

Ultrapassagem

Preferencialmente sempre pela esquerda. Ou seja, se você está mais lento também é legal permanecer mais a direita para abrir espaço a quem vem de trás.
Já nas corridas em trilha quando há um espaço grande entre atletas e você chega por trás de repente é bom dar um aviso sonoro. Mas esse aviso não pode ser um grito, é só pedir licença e aguardar o companheiro abrir caminho. Ao ultrapassar também evito tocar na outra pessoa.
Fones de ouvido, principalmente na corrida em trilha, atrapalham ouvir este aviso de ultrapassagem. Evite ao máximo usar este acessório por segurança.

Hidratação e lixo

Nas ruas pegue o copo descartável para se hidratar e ao ao terminar descarte próximo ao mesmo ponto de hidratação. Se não for possível segure ele até o próximo ponto. Evite lançar plástico em locais que não estão sinalizados. É horrível ver aquele mar de copos ao longo da rua. A organização é responsável pelo lixo do evento e você é responsável pelo seu próprio lixo. Entenda o seu papel e dê exemplo até mesmo recolhendo o do coleguinha. Na trilha o recado é o mesmo.

Se você não se enxerga em nenhuma das situações acima parabéns! Ser consciente e exemplo contamina positivamente toda a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui