22 de outubro de 2021

UTMB cancelada por causa da pandemia

Evento mais popular do trail mundial só volta em 2021

790
0

A Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) deste ano foi cancelado devido à crise do COVID-19. A organização da mais emblemática prova de corrida em montanha da Europa, disputada em Chamonix, em França, informou o cancelamento da edição.

“Lamentamos anunciar que, devido pandemia de COVID-19, a edição do UTMB não vai poder ocorrer entre 24 e 31 de agosto”, informou a organização, reconhecendo que “o cancelamento é a decisão mais responsável para preservar a saúde e segurança de todos os participantes, corredores, espetadores, fornecedores, parceiros, voluntários e habitantes locais”.

A cada ano, a ultramaratona atrai milhares de corredores que se testam em seu árduo percurso de 171 km e quase 10 quilômetros de desnível positivo [distância de subida acumulada], que percorre três países [França, Itália e Suíça] e um total de 18 comunas.

Segundo o comunicado de imprensa anunciando o cancelamento, havia mais de 10.000 corredores de 111 países. Além disso, esperava-se que a competição atraísse mais 100.000 espectadores.

“Nas montanhas, estamos familiarizados com os riscos e com a responsabilidade. Quando as condições não são adequadas, é razoável voltar atrás e ir para casa. Assumir os riscos faz parte da nossa cultura, tal como a renuncia. E desistir é mostrar coragem. Quando desistimos de uma subida, sabemos que haverá outra — ainda mais espetacular — oportunidade para voltar, quando as condições forem adequadas e a tempestade passar”, rematou a organização.

Ultra Trail du Mont Blanc 2021

O processo de inscrição e seleção para participar do UTMB é um projeto de longo prazo, que exige treinamento, pontos de qualificação e sorteio. Para não prejudicar os selecionados de 2020, a organização diz que vai oferecer “um lugar reservado na mesma corrida em 2021, 2022 ou 2023.”

A UTMB se junta a uma lista crescente de eventos esportivos importantes que foram cancelados ou adiados este ano. O Tour de France, por exemplo, optou por não cancelar o evento, mas adiar, para acontecer entre 29 de agosto a 20 de setembro.

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat