A democracia das Corredoras MT

Grupo que reúne mulheres de várias equipes e busca incentivar a atividade física

1821
0

A palavra sororidade anda em destaque. O ato de uma mulher apoiar outra ao invés de competir tem se materializado em muitas atitudes no cotidiano. Prova disso é o grupo Corredoras MT. Atletas de vários níveis que tem por objetivo o incentivo à prática de uma atividade física regular e alimentação saudável como forma de mudança no estilo de vida.
Criado há três anos, o grupo Corredoras MT surgiu da reunião de várias atletas para ganhar uma medalha. “Junto com a Mariana Pimenta eu fui em busca de mulheres que quisessem participar e logo no nosso primeiro encontro tivemos mais de 80 corredoras. O grupo conta hoje com aproximadamente 300 participantes. Elas são principalmente da grande Cuiabá, mas temos gente de todo o estado e também do restante de país por conta do perfil no Instagram”, explica uma das organizadoras, Rosiane Souza.

As atletas se reúnem fazer atividades em conjunto. “Nossos encontros ocorrem geralmente a cada dois meses, em razão do calendário de corridas de Cuiabá. Procuramos marcar treinos de reconhecimento de percurso, aulas de dança, treino funcional e também prestar homenagens em datas comemorativas como Dia das Mães, Dias dos Pais e etc. Após os treinos nos reunimos com lanche compartilhado e tão esperada resenha presencial como forma de promover a integração entre as participantes”, afirma Rosiane.

 

Desafio

Motivar a prática da atividade vai além dos encontros em datas específicas. “Costumamos criar desafios, eles têm como foco tirar as participantes da sua zona de conforto. O grupo é formado por corredoras e ciclistas dos mais diferentes níveis, sejam ultramaratonistas ou iniciantes ”, explica.

Com a proposta de aumentar os quilômetros de rodagem para as corredoras surgiram os desafios Brutinhas 300 km, Brutas 600 km e Brutonas 800 km. “No momentos eles estão suspensos em razão da pandemia. Dentre as recomendações da Organização Mundial da Saúde surgiu a necessidade de treinar em casa, e então, como forma de motivar o grupo, criamos o Desafio Xô Coronavírus, que consiste na prática de exercícios elaborados por educadoras físicas integrantes do grupo durante o período de isolamento”, afirma Rosiane.

Acolhimento

O grupo compartilha muitas experiências e busca dar luz a doenças invisíveis. “Recebemos muitos relatos de mulheres que estavam descontentes em sua vida pessoal e profissional e conseguiram resgatar sua autoestima e sucesso a partir de uma atividade física e mudança de hábitos”, comemora.

Como participar

“Nosso grupo no aplicativo whatsapp é formado exclusivamente por mulheres. Novas participantes são indicadas pelos membros do grupo. Como forma de evitar a entrada de pessoas estranhas, a indicação é repassada à administradora do grupo, que entra em contato com a pessoa para saber sobre seu interesse em praticar atividades físicas. Tais cautelas são tomadas pois dentro do grupo as participantes podem se sentir à vontade em discutir vários assuntos, muitos de cunho pessoal, então, é necessário conhecer, ter uma referência de quem queira participar. Outra questão que sempre abordamos é que no grupo são proibidas vendas ou propagandas, uma vez que o único objetivo é partilhar experiências de uma vida ativa através da atividade física”, explica Rosiane.

Ficou interessada em entrar para este grupo? Acesse o perfil delas no Instagram e entre em contato diretamente @corredorasmt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui