Alongar antes ou depois do treino?

Estudos indicam que nenhuma das opções previne lesões

2607
0

Por Raquel Castanharo

Alongamento antes da corrida não previne lesão. Essa afirmação, que antes causava espanto e descrença, agora já é mais aceita pela comunidade médica e pelos corredores. Ela é resultado de mais 20 anos de pesquisas, que consistentemente mostraram que o alongamento antes do treino não é essencial. Ele pode ser feito, caso seja prazeroso, costumeiro ou até um ato de socialização com o grupo. Não há problema nenhum. Ele apenas não é uma ferramenta de proteção contra lesões.

E o alongamento após a corrida? Ao contrário da situação anterior, na qual existem muitas evidências científicas a respeito, o alongamento após a corrida ainda foi pouco estudado. Mas das poucas pesquisas realizadas, o resultado obtido é similar: alongar-se após correr não previne lesão, e na verdade, pode gerar um efeito negativo sobre os músculos.

Ao que parece, o alongamento após a corrida pode piorar a dor muscular de início tardio. Essa dor é normal e fisiológica. Ela acontece como parte da recuperação das microlesões que acontecem nos músculos após um treino. Ao final de tal processo de cicatrização, os músculos estão mais fortes e preparados para a atividade física. Tudo isso é algo natural e benéfico, mas gera um desconforto muscular de até 78 horas após o treino. O que pode ficar pior devido ao alongamento realizado ao final da corrida.

São evidências ainda escassas e recentes. E embora seja importante para a saúde nos mantermos atualizados, caso você goste e se sinta bem alongando após o treino, esse não é um texto para te desestimular ou contestar. É apenas uma atualização sobre um assunto polêmico. E quanto mais conversamos sobre assuntos polêmicos, menos mistificados e mais reais eles se tornam.

Daqui a alguns anos, com certeza saberemos melhor o que fazer exatamente antes e após o treinos para nos protegermos de lesão. O pontapé inicial já foi dado. Vamos seguindo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui