Campeonato Mato-Grossense Caixa de Atletismo Sub 20 será realizado

O evento servirá como referencial para a preparação dos atletas para o Campeonato Brasileiro

0
3003

A Federação de Atletismo de Mato Grosso realizará no próximo final de semana (11 e 12 de maio), na Pista de Atletismo COT da UFMT, o Campeonato Mato-grossense Caixa de Atletismo de Sub 20 (para atletas de 16 a 19 anos).

A competição irá acontecer em 3 etapas: as duas primeiras etapas serão no sábado dia (11), de manhã e tarde e, a terceira etapa, no domingo (12), pela manhã. Os horários serão os seguintes: Sábado – início às 07:45 com término às 18:00h. No Domingo: início às 07:30 finalizando as 12:30.

O Campeonato Estadual de Atletismo é a competição oficial do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso, que servirá como referencial para a preparação dos atletas na mais importante competição brasileira para esta faixa etária: o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub 20, que será realizado na cidade de Bragança Paulista/ SP entre os dias 31 de maio a 02 de junho.

10 equipes de Mato Grosso participarão da competição com cerca de 300 atleta da categoria SUB-20. Além destes, estarão presentes o futuro do atletismo mato-grossense, pois dentro do evento será realizado o FESTIVAL DE ATLETISMO para atletas com idades entre 10 a 12 anos de idade em um total de 200 crianças.

As equipes presentes são: Instituto Vicente Lenílson (IVL) de Cuiabá, Associação de Atletismo (AVA) de Várzea Grande, Barra do Garças Associação de Atletismo (BGAAT), Associação Sorrisense de Atletismo (ASA), Associação dos Pais e Amigos do Desporto de Araputanga (APADA), Rondonópolis Associação de Esporte Inclusivo (RAEI), Clube Recreativo Cantão de Pontes e Lacerda, Semelpa – Peixoto de Azevedo e Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Participarão do evento os principais atletas de Mato Grosso na categoria, que são expoentes do atletismo brasileiro e estão atualmente no topo do ranking nacional da categoria sub 20, como:

  • Arielton Costa dos Santos, da equipe ASA de Sorriso: 3° colocado na prova dos 100 metros rasos com a marca de 10.84;
  • Evandro da Luz Bandeira, da equipe Barra do Garças: 5° colocado na prova dos 5.000 metros com a marca de 16:10.5 e Líder no ranking na prova dos 10.000 metros com a marca de 33:12.0;
  • Jhonatan Silva Alves, da equipe Cantão Atletismo de Pontes e Lacerda: 2° colocado na prova do salto em distância com a marca de 7,30m e ficando a 16cm do índice exigido pela CBAt para o Pan Americano Sub 20 que será realizado em San José, Costa Rica nos dias 14 a 16 de Julho;
  • Renatha Faria Neves, da equipe IVL de Cuiabá: 4° colocada na prova do salto triplo com a marca de 11,93;
  • Mario Henrique Alves Brito, da equipe Barra do Garças: 3° colocado na prova dos 10.000 metros com a marca de 34:58.8, lembrando também que o mesmo esteve presente no Campeonato Sul Americano de Cross Country realizado no Equador, no início no ano.

Dentre os atletas destaque desta categoria 3 deles não estarão presentes no evento pois foram convocados para integrar a Seleção Brasileira do Desporto Escolar e representará o nosso estado e país no Campeonato Mundial de Atletismo Escolar a ser realizado no próximo final de semana na Croácia.

Abaixo relação dos atletas convocados:

  • Eric Vitor do clube ASA – Sorriso
  • Nerisnélia Santos também do clube ASA -SORRISO, vale ainda lembrar que no ano de 2018 a mesma integrou a seleção brasileira nos Jogos Olimpicos da Juventude realizado em Buenos Aires, Argentina.
  • Lissandra Maysa – IVL Cuiabá. Lissandra também no ano de 2018 integrou a seleção brasileira nos Jogos olímpicos da Juventude, Buenos Aires, Argentina.

O Campeonato Mato-grossense Caixa de Atletismo Sub 20 é uma realização da Federação de Atletismo de Mato grosso com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo, Faculdade de Educação Física da UFMT, Fundação UNISELVA UFMT, e a Caixa Econômica Federal, que é a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui