A experiência no esporte vem com o tempo. Mas buscar informação é importante para não errar muito. Por isso, listamos os principais erros e como você pode evitá-los.
1 – Correr demais
Voltando de uma lesão? Agora é o momento de evoluir aos poucos e continuar saudável. Siga a regra geral de aumentar a quilometragem em apenas 10% por semana.
2 – Não reabastecer direito
Depois de corridas difíceis, faça um lanche rico em carboidratos. Depois, prepare uma refeição com carboidratos e proteínas para ajudar na reconstrução dos músculos.
3 – Esquecer o protetor solar
Até 20 minutos diários de exposição ao sol pode ser bom para você – mas você precisa de protetor solar em todas as corridas, especialmente as mais longas (e ainda que esteja nublado!). Mesmo passando o produto na pele, seu corpo ainda conseguirá produzir vitamina D e você previne câncer de pele.
4 – Ignorar seu core
Participantes de uma pesquisa do Journal of Strength and Conditioning Research que fizeram exercícios para o core – músculos da região abdominal, lombar e pélvica – quatro vezes por semana durante um mês e meio correram os 5 km 30 segundos mais rápido que aqueles que não fizeram.
5 – Começar uma prova rápido demais
Acelerar demais no início pode arruinar suas esperanças de alcançar seu recorde pessoal. Considere utilizar um relógio com GPS para que você consiga monitorar o seu pace – e seja capaz de ajustá-lo – antes da marca dos 2 km.
6 – Ser seu próprio médico
Corredores tendem a ser bastante conscientes de seus corpos, automedicando-se com gelo ou anti-inflamatório. Mas lesões menores podem se transformar em algo mais sério. Por isso, se a dor persistir por três dias, procure um médico.
7 – Pular o alongamento
Tudo bem não fazer alongamento antes de uma corrida – de fato, alongamento estático quando seus músculos estão frios não é uma boa ideia -, mas soltar seus músculos depois de correr pode ajudar a prevenir lesões.
8 – Não dormir o suficiente
Estudos mostram que dormir pouco compromete sua recuperação dos treinos, imunidade e rapidez mental. Como cada um requer uma quantidade diferente de sono, registre seus horários de dormir e procure por padrões específicos para você. Quando descobrir o que funciona melhor, tente dormir esse tanto de horas sempre que possível.
9 – Você nunca descansa
O overtraining pode levar a uma série de problemas: de lesões a tempos mais lentos, doenças e perda de motivação. Toda planilha deve ter um dia de descanso e mais dois a três dias de corridas fáceis por semana para balancear os treinos pesados. Tudo bem fazer cross-training, mas tire um dia de descanso total para dar aos músculos tempo de reconstrução e recuperação.
10 – Tentar consertar tudo
Há muitos conselhos sobre como se tornar um corredor melhor, mas tente focar no que é possível. Lembre-se: você provavelmente começou a correr para se sentir melhor, não mais estressado.