Treinar no frio? É só seguir nossas dicas!

2428
0

Com o frio, nosso corpo produz uma constrição dos vasos sanguíneos periféricos, o que implica na redução do fluxo sanguíneo para os locais mais superficiais e redirecionando este sangue para as regiões centrais do corpo. Na hora de treinar no frio, utilizar vestimentas adequadas antes e depois do treino é muito importante para evitar a perda de calor.

Bora aquecer antes?

No aquecimento, estenda o tempo de 5 para 10 ou 15 minutos. Lembre-se de que o corpo está em vasoconstrição e queremos que ele fique vasodilatado para a prática da atividade física.

Comece mais devagar que o habitual, pois a baixa temperatura engana bastante, fazendo as pessoas forçarem além do limite.

Tire aos poucos as camadas de roupa

Não tire as blusas antes do aquecimento. Continue com uma blusa leve e, aos poucos, na medida em que for elevando a temperatura corporal, retire-a. Dessa forma, o corpo não ficará exposto ao frio antes de elevar a temperatura.

Vale a pena salientar que, por causa do frio, os mamilos podem ficar rígidos, provocando irritação quando em contato com a roupa durante o exercício.

Hidratação continua importante no frio

A falta de água no organismo acelera o ritmo cardíaco, diminui o volume sanguíneo e causa sintomas como o cansaço, dor de cabeça, taquicardia e vertigens. Em casos mais graves, pode levar à queda de pressão arterial e à perda de consciência. E no frio, nosso corpo gasta mais energia do que no calor. Por isso, precisa estar com suas funções bem reguladas.

Atenção também depois da atividade

Após o treino, a troca da roupa molhada é muito importante. A roupa fria e molhada em contato com o corpo prejudica a termorregulação podendo gerar até hipotermia.

Ao chegar em casa, alimente-se bem, tome um banho quente, coloque roupas secas e fique protegido do frio. Após o treino intenso, existe o fenômeno chamado de “janela aberta”, que varia de 2 horas até 24 horas após o exercício. Por isso, cuide-se para manter a saúde lá em cima e os treinos sempre em dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui