Primeira etapa do UTM 10 anos reuniu mil atletas em Primavera do Leste

1369
0

Cerca de mil atletas, entre corredores em trilha e mountain bikers, participaram da primeira etapa do ULTRAMACHO nesse fim de semana (26 e 27 de março), em Primavera do Leste (MT), distante cerca de 240 km de Cuiabá. O evento reuniu atletas de 35 cidades e de quatro estados brasileiros, além de 125 pessoas trabalhando na organização, sendo 60 do staff oficial do ULTRAMACHO e mais 65 profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), CMTU e a equipe da própria prefeitura do município.

Evento especial

“Nosso primeiro UTM da temporada foi, com certeza, o melhor evento que já realizamos até agora. A acolhida ao evento pelos moradores de Primavera e empresários da cidade tornou a festa mágica. Contamos com o apoio total dos empresários da cidade, da prefeitura municipal, através do prefeito Leonardo Bortolin, Enfim, o poder público municipal enxerga o evento esportivo como um agente estratégico para atingir o turismo regional. Prova disso é que se esgotaram hotéis e pousadas da cidade no final de semana do evento. Foi um evento épico”, ressaltou a coordenadora do ULTRAMACHO, Maria Rita Uemura.

Ao todo, foram entregues 210 troféus aos vencedores nas categorias geral e por idade, tanto na corrida em trilha quanto no MTB. Os atletas federados na Federação Mato-grossense de Ciclismo e de Atletismo, independente da colocação, também pontuaram nos Campeonatos Estaduais de Corrida em Trilha e de Mountain Bike (MTB). Para a atleta de corrida em trilha, Cleide Rocha, terceiro lugar nos 11 km, categoria geral, o evento superou todas as expectativas e também os outros eventos do ULTRAMACHO. “Eu amo, eu vendo, eu compro a ideia do ULTRAMACHO, mas dessa vez, de verdade, me surpreendi. Em todos os sentidos! A prova em si, o carinho das pessoas, dos organizadores. O ULTRAMACHO é um produto que não é barato, mas vale cada centavo pago para participar! Já estou esperando a próxima”, ressaltou a atleta.

Para o ultramaratonista Cleiton Paixão, que também correu os 11km no ULTRAMACHO em Primavera do Leste, a prova foi “ultra mágica”. “Domingo foi uma festa incrível. Nós, como atletas, assim como a organização, a gente já começa a se preparar bem antes pra essa prova, que abriu o calendário do ULTRAMACHO, tendo um estilo de vida saudável e ficando motivado com os anúncios que eles fazem, as chamadas, a camiseta, o kit da prova. Então, só tenho a agradecer e esperar correr cada vez mais, mais anos, pra viver essa emoção de trilha, com muitas subidas, descidas, lama, água gelada para refrescar, o staff dando aquele apoio, além de, claro, o trabalho de cuidado com o meio ambiente que eles fazem, de não deixar lixo pra trás. Cada um com sua hidratação”, enfatizou.

Cleiton, que já tem a paixão no nome, lembrou que o evento em Primavera do Leste é um exemplo de que os eventos esportivos tendem a dar certo, principalmente quando tem o apoio dos governantes e do poder público local. “Foi uma prova maravilhosa, e está aqui na nossa casa, em Mato Grosso. Muitas pessoas não têm a oportunidade de sair do estado pra correr, e essa festa incrível aconteceu aqui, com direito a DJ Prefeito, muito apoio, muita segurança e muitos patrocinadores. É uma festa que já deixou saudades. Foi uma aventura de A a Z”, completou.

Participação do poder público e atletas locais

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolim, do MDB, foi um dos DJs da festa pós prova do ULTRAMACHO, e animou o pessoal até a entrega dos prêmios. Ele falou sobre o fato de Primavera ter sido a sede do primeiro evento do ano. “Para o município de Primavera do Leste foi uma honra muito grande ter podido sediar uma das etapas do ULTRAMACHO, esse evento que é uma referência no segmento em âmbito nacional e que aqui movimentou a rede hoteleira, fomentou o turismo e, sem dúvida alguma, este evento vai passar a fazer parte do calendário oficial de eventos que acontecem em nossa cidade. Um show de organização e que a prefeitura, o poder público sente-se honrado em poder recepcionar um evento como esse e fazer parte de um projeto tão grandioso como esse, que integrou as forças de segurança, o público privado buscando acima de tudo segurança, qualidade e um evento do alto padrão como foi o que aconteceu aqui”, enfatizou.

A organização da etapa ULTRAMACHO em Primavera do Leste contou também com o apoio da Sociedade Civil Organizada, a partir da equipe PVA Runners, uma associação sem fins lucrativos que, além de reunir o pessoal para correr, também realiza ações de caridade. A presidente da PVA Runners, Cida Ronagnoli, participou da comissão que ajudou a levar a etapa ULTRAMACHO para Primavera do Leste. “Sempre que participamos das provas do ULTRAMACHO, conversávamos com o pessoal da organização e falávamos que Primavera tinha lugar pra fazer uma etapa e que daria certo. Com o apoio da Prefeitura, que foi fundamental, do prefeito, que realmente vestiu a camisa do evento, também os atletas de bike e de corrida, e de vários patrocinadores do comércio local, nos mobilizamos e conseguimos realizar esse evento maravilhoso. Realmente superou as expectativas, foi muito além do que a gente tinha planejado. Quando o prefeito, o poder público, entende a força que tem o esporte, a força que tem o atleta, todos ganham. Nós de Primavera estamos extremamente felizes. Há mais de cinco anos eu participo do ULTRAMACHO. Nunca vi isso. Nunca vivenciei um evento igual ao de primavera, de organização, alegria, de segurança. E que venha o próximo!”, comemorou.

O empresário Fabrício Borges de Souza Filho, da Bicicletaria Cross, ressaltou que o evento impactou a cidade, no bom sentido, tanto que muitas pessoas tiveram dificuldade em reservar hotéis. “Eu acredito que ter acontecido o ULTRAMACHO aqui foi um sonho realizado. Os hotéis lotaram, os restaurantes ficaram lotados, vários lugares lotados, a cidade movimentada. Quem passou pelo lago no sábado à tarde e no domingo de manhã, com certeza teve uma excelente impressão da idade, devido a toda a festa que envolveu o evento. E fica a expectativa que aconteça mais vezes esse evento na nossa cidade”, enfatizou.

Sobre o evento em si, Fabrício disse nunca ter visto um envolvimento tão grande das forças de segurança para todos os que estavam no local, tanto para os ciclistas, quanto para os que correram em trilha. “Tinha PM, PRF, Samu, Corpo de Bombeiros, CMTU, agentes espalhados por todos os lugares, cuidando de todos os detalhes para que os atletas pudessem fazer um evento de excelente segurança. Agradeço a todos que fizeram o ULTRAMACHO acontecer”, finalizou.

A próxima etapa do calendário do ULTRAMACHO acontece no dia 1º de maio, no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, em Santo Antônio de Leverger. Será a UTM Poúro. “Já estamos nos preparando para levar mais mil pessoas a se desafiarem nas trilhas e cachoeiras no entorno do Hotel Águas Quentes. Com certeza outro evento épico feito com carinho e pensando no conforto, experiência e segurança dos atletas e demais envolvidos. Teremos corrida em trilha de 6k, 11k e 21k, além de ULTRABIKE de 40k”, concluiu Maria Rita Uemura.

As inscrições já estão abertas no site: www.ultramacho.com.br/pouro 

 

Texto: Dani Danchurra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui