ULTRALISTA: 16 benefícios da natação para a dor nas costas

A modalidade é de baixo impacto, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura, aliviando a pressão sobre a coluna e as dores na região

2704
0

O surgimento de pessoas com lesões e comprometimento na coluna vertebral tem aumentado em grande escala em todo o mundo devido a hábitos inadequados de postura por causa das alterações no estilo de vida. Estudos epidemiológicos relatam que 80% da população mundial sofrerá de dores na coluna. Atualmente, a dor nas costas já representa a segunda causa mais comum de atendimento médico, sendo responsável por cerca de 20% das licenças de trabalho. De acordo com o médico neurocirurgião Emerson Sena, a natação tem um papel fundamental na reabilitação física de pacientes com patologias na coluna vertebral, ampliando as alternativas terapêuticas e, assim, favorecendo a independência funcional.

– Além da adaptação à água e da possibilidade de se executar um trabalho muscular sem a ação da gravidade, a natação oferece a possibilidade de um exercício contínuo das funções respiratórias, circulatórias e musculares, diminuindo a espasticidade em indivíduos com lesões medulares. Na água, existe a maior facilidade de se alcançar o relaxamento, além de produzir uma estimulação sensitiva de temperatura, tato e pressão. Para além disso, a natação tem mostrado benefícios no desenvolvimento de movimentos que promovem um novo controle postural – explica o neurocirurgião.

Emerson Sena ainda destaca que a água possui algumas propriedades físicas importantes que contribuem com a recuperação de lesões, bem como o fortalecimento muscular. São elas:

  • Densidade;
  • Gravidade específica;
  • Pressão hidrostática;
  • Flutuação.

Dessa forma, a diminuição da força da gravidade, resultado da flutuação, permite ao praticante exercitar-se em um ambiente com redução das cargas compressivas.

16 benefícios da natação

Os benefícios da natação são inúmeros. No entanto, costumam variar de acordo com a fase da vida e de aprendizagem de cada indivíduo; ou seja, se ele for iniciante, terá benefícios diferentes de um nadador profissional. De acordo com o treinador de natação Márcio Latuf, a modalidade é isenta de impactos, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura e aliviar a pressão na coluna e as dores nas costas. A seguir, confira 16 benefícios proporcionados por esse esporte:

  1. Promove autonomia no meio líquido;
  2. Auxilia na recuperação de lesões musculares;
  3. Aumenta a imunidade, fortalecendo nosso sistema de defesa;
  4. Melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório e a saúde como um todo;
  5. Auxilia no tratamento de alergias respiratórias;
  6. Trabalha diversos músculos simultaneamente, contribuindo para o equilíbrio muscular;
  7. Melhora a circulação sanguínea;
  8. Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, auxiliando a saúde mental como um todo;
  9. Melhora a postura corporal, combatendo dores musculares e nas costas;
  10. Dá mais flexibilidade;
  11. Alivia a tensão muscular;
  12. Ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo e promove gasto calórico ainda mais elevado, já que exercícios na água exigem ainda mais energia;
  13. Não prejudica as articulações, pois é um esporte sem impacto, e ainda exercita os tendões e ligamentos;
  14. Melhora a coordenação motora;
  15. Ajuda no tratamento de fibromialgia;
  16. Para atletas, a natação proporciona alto rendimento esportivo e respiração mais adequada.

– A natação promove uma sensação de relaxamento em todos os músculos do corpo e, por sinal, é o esporte que trabalha a totalidade de nossos músculos. Ela melhora muito a resistência cardiorrespiratória e muscular, promovendo uma tonificação gradativa conforme seu programa de treinamento. Além disso, o esporte melhora a circulação sanguínea e não possui impacto articular, o que fortalece os grupamentos musculares e melhora a postura e a coordenação, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade – destaca o profissional de educação física.

Prevenção e tratamento de lesões

De acordo com Emerson Sena, a natação é indicada para reduzir as dores nas costas e quando há lesão da coluna vertebral. Pacientes com hérnia de disco, por exemplo, se beneficiam da modalidade. Afinal, o esporte alivia a pressão sobre a coluna.

– Como todo esporte, antes de iniciar é indicado fazer uma avaliação física para entender quais limites devem ser respeitados dentro da piscina. Além disso, a maioria dos atletas de natação de alto nível tem lesão no ombro devido ao excesso de exercício. Por isso, é tão importante ter um bom professor ou técnico, que observe, realize ajustes e corrija movimentos durante as aulas – indica o neurocirurgião.

Em relação à recuperação de lesão muscular, Márcio Latuf ressalta que a natação, por ser uma atividade de baixo impacto, é o esporte mais indicado, funcionando como uma fisioterapia. Contudo, para nadadores em recuperação, os treinos com baixa intensidade são os mais indicados.

Além de tratar lesões na coluna, a natação é capaz de preveni-las. Isso porque possui baixo impacto na região e atua fortalecendo a musculatura, corrigindo a postura e aliviando a pressão. Segundo o profissional de educação física, com um treinamento bem distribuído e uma ótima ativação pré-treino fora d’água, a natação pode prevenir não só lesões na coluna como também nos ombros, nos joelhos e no pescoço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui