Ho’oponopono: técnica havaiana de limpeza mental

Uma prática poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins

5131
1

Ter um momento de paz para refletir sobre os próprios sentimentos dentro do contexto atual é muito importante. Por isso apresentamos uma técnica simples para tornar o seu dia a dia menos estressante. Uma limpeza mental e espiritual, sem a necessidade de ensinamentos religiosos ou posturas de yoga. O nome dela é ho’oponopono.

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Como a técnica funciona

Partimos do pressuposto de que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado de forma individual pela nossa mente. Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece sofrem influências do seu “eu” interior.

Sendo assim, tudo o que acontece a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente. Já reparou que, muitas vezes, nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos? Isso acontece porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas.

O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo.

Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa. Se a sua mente e seus pensamentos te causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los.

A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:

-Sinto muito;
-Me perdoe;
-Eu te amo;
-Sou grato.

Todas elas procuram guiar o praticante na passagem por essas quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

A simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida.

Em suma, é possível afirmar que o ho’oponopono é um processo de solução de problemas, que deve acontecer inteiramente dentro de você.

As vantagens da prática frequente do ho’oponopono são inúmeras, e se encontram em todos os campos da vida. A regeneração das memórias celulares através do Ho’oponopono é um exemplo. Você já teve a sensação de reviver uma situação traumática diversas vezes, como se assistisse a um filme passando em sua cabeça?

Isso acontece porque todas as nossas dores, preocupações e receios são gerados e armazenados em nossa memória celular. O ho’oponopono atua neste âmbito como uma limpeza, neutralizando as lembranças de sofrimento e sensações desconfortáveis.

Protagonismo da própria vida

A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigatoriedade de responder pelos próprios atos pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você poderá se surpreender com o seu nível de independência e proatividade.

Ao abandonar a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

Estabilidade emocional

Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado, pois os bloqueios da auto-realização, felicidade e plenitude desaparecem, abrindo espaço para novas percepções e paz interior.

Além disso, o praticante do ho’oponopono conquista a liberdade de não obedecer às lembranças negativas. Isso pode transformá-la em uma pessoa mais calma e com uma postura mais positiva diante das adversidades e problemas em seu caminho.

Relacionamentos mais saudáveis

Sempre quando nos envolvemos em algum desentendimento ou conflito, a tendência é pensar que apenas os outros estão errados.

O ho’oponopono ajuda a desconstruir esta postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema, e quando ele muda, seus relacionamentos também mudam (para melhor, é claro!).

Como começar com o Ho’oponopono

Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter alguma religião ou estar isolado em algum local silencioso. Apenas diga (mentalmente ou em voz alta): sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

É possível que você já comece a experimentar sentimentos de compaixão, novas sensações internas ou um simples relaxamento da mente assim que acabar de pronunciar todas as palavras pela primeira vez. Quando a energia que estava bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum que os praticantes sintam vontade de bocejar ou suspirar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui