Vai acampar? Veja essas dicas para proteger a natureza

2032
0

A pandemia do Corona Vírus escancarou a necessidade de nos conectarmos ainda mais com a natureza. Muitas pessoas agora estão buscando viver novas aventuras e o camping em lugares mais isolados se tornou uma ideia interessante. Sempre tem o riacho na fazendo de um amigo ou algum outro lugar esperando para ser explorado pela primeira vez.

Por isso selecionamos algumas dicas para você se aventurar com segurança e minimo impacto ambiental. Confira!

Planeje e Prepare

Descubra o máximo que puder sobre onde você está indo, mantenha o tamanho do seu grupo pequeno, esteja preparado para qualquer emergência e saiba o que você vai fazer com cada coisa que você levar com você. Jamais esqueça o kit de primeiros socorros e avise sempre para onde está se dirigindo.

DÊ PREFERÊNCIA ÀS TRILHAS QUE JÁ EXISTEM

Sempre que possível, opte pelas trilhas já demarcadas. Isso evita mais desmatamento e, consequentemente, ajuda a preservar as espécies locais da fauna e flora. Além do cuidado ambiental, seguir pelos caminhos que já existem é muito mais seguro do que se aventurar pela mata fechada.

Elimine resíduos corretamente

Leve a traga tudo de volta. Isso não vale apenas para lixo, mas para todos os alimentos que você não consumir. Quando você quiser ir ao banheiro, mantenha 60 metros de distância de qualquer fonte de água, cave um buraco, cubra-o quando estiver pronto e embale o papel higiênico (se você usá-lo!) para trazer de volta e descartar corretamente.

NA FOGUEIRA

Na hora de cozinhar, a opção mais ecológica e segura é usar um fogareiro. Mas se uma fogueira for realmente necessária, tenha o cuidado com o lugar onde ela será acesa. Mantenha o tempo todo o fogo sob controle para evitar iniciar uma queimada. Ao finalizar o uso, apague-a!

EVITE FAZER MUITO BARULHO

Lembre-se que existem muitos animais das mais diversas espécies habitando o entorno do seu acampamento e eles são acostumados apenas com os sons da natureza. Portanto, evite fazer muito barulho, principalmente proveniente de caixas de som. Eles podem ser extremamente desconfortáveis e até perigosos para muitos animais.

CUIDADOS NA HORA DO BANHO

Se o local escolhido para o seu acampamento não tem chuveiro e o jeito é tomar banho em um lago ou rio, lembre-se de NUNCA usar sabonetes, xampu ou qualquer outro produto químico, para evitar a contaminação dos mananciais. O mesmo cuidado é válido na hora de lavar a louça, jamais use detergentes em locais com água corrente ou represada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui