7 de março de 2021

Unha preta na corrida: como evitar

341
0

Unha preta no dedão, ou hematoma subungueal, é, na verdade, sangue acumulando embaixo das suas unhas. Pode ocorrer com lesões agudas ou crônicas, explica Jordan Metzl, médico do esporte. O trauma pode ser moderado a severo, adiciona Jacqueline Sutera, médica dos Estados Unidos.

Eis o que você precisa saber.

Causas da unha preta

A causa mais comum é trauma repetitivo, que pode ocorrer com corrida ou com uso de algum sapato mal ajustado. Derrubar um objeto pesado (como um halter) no seu pé também pode causar a condição.

Mas outros problemas também podem ser os culpados.

Infecções fungais (como pé de atleta) podem se espalhar para as unhas, explica Sutera, deixando-as com tons de amarelo, azul, verde, marrom, roxo e preto. Essa variedade de cores é única de fungos.

Se você acha que pode ter uma infecção fungal, procure um médico, ele pode tirar uma amostra da unha para análise, para que você tenha um diagnóstico. Os tratamentos dependem da severidade da infecção. Casos leves pedem medicamentos tópicos e os mais agressivos necessitam medicação oral ou até tratamento com laser.

Melanoma subungual, a forma mais severa de câncer de pele, também pode crescer embaixo da sua unha e causar a hiperpigmentação, explica Sutera.

Um sinal do câncer é uma coloração que vai até a cutícula, diz a podóloga Lori Weisenfeld. “Se você não teve nenhum trauma e suas unhas estão começando a mudar de cor vagarosamente, indo até a cutícula, você deve procurar um médico”, ela aconselha.

Ocasionalmente, a mudança leve na coloração pode ser apenas uma questão de tom de pele. “Assim como qualquer pele no seu corpo, a pigmentação pode mudar com o tempo”, explica Sutera. Geralmente, isso é simétrico e ocorre em vários dedos.

Como evitar unha preta por trauma

Elas são mais comuns em corredores de longas maratonas. Ainda assim, nunca é cedo para começar a prevenir.

Para isso, mantenha as suas unhas curtas, cortando-as regularmente e certifique-se de deixar a distância de cerca de 2cm da ponta do seu dedo mais longo até o fim do tênis, explica Quinton Yeldell, fundador da companhia de cuidados com os pés Southern Hospitality. Também procure sapatos com a parte da frente larga o bastante para que os lados do seu pé fiquem confortáveis.

Usar um número acima do seu ou meias mais finas ajudam a aliviar a pressão nas unhas para que elas não fiquem pretas com o trauma.

Como tratar unha preta

Em casos leves, nenhum tratamento é necessário. A unha vai simplesmente crescer e você pode cortar. Mas, em alguns casos, o hematoma pode causar dor (quanto mais sangue embaixo das unhas, mais dor, segundo Metzl).

Nesse caso, vá ao médico. Ele pode fazer alguns furos na unha para aliviar a pressão, drenando o sangue. E não tente fazer isso em casa, pois isso pode levar a infecções.

Pode ser tentador esconder a coloração com esmalte, mas evite. O esmalte impede que a unha “respire”, fazendo com que você possa até mesmo perdê-la, segundo William O. Roberts, médico do esporte.

Como tratar unha que caiu

Primeiro, passe uma pomada antibiótica e faço um curativo. Faça isso todo dia após o banho para evitar infecções. Normalmente, quando a unha cai, a pele embaixo dela já está menos sensível e sem dor, diz Metzl.

Às vezes, já tem até mesmo uma unha crescendo por baixo dela. “Desde que não doa muito, está liberado correr”, ele diz. A nova unha deve crescer por completo em seis a oito semanas.

Comentários

comentários

Time ULTRAMACHO é formado por profissionais sempre em busca de trazer até você o melhor conteúdo sobre esporte de aventura, natureza, turismo e qualidade de vida. Quer ver algum conteúdo específico que não encontrou aqui. Entre em contato e faça uma sugestão de pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui