O governo do Estado vai incluir academias na lista de atividades consideradas essenciais, a exemplo do que já foi definido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A informação foi revelada no início da tarde desta terça-feira (21), pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) e confirmada pela assessoria de comunicação do Governo.
A inclusão, no entanto, não implica na reabertura automática destas atividades que estão paralisadas em decorrência da pandemia da Covid-19.
Caberá a cada município do Estado a liberação ou não desses segmentos.
“Acabei de falar com o secretário da Casa Civil Mauro Carvalho e soube por ele que o Governo decidiu fazer como o Governo Federal e decretar academias e salões de beleza como atividade essencial”, disse a deputada em um vídeo publicado nas redes sociais.
“Isso representa um avanço nessa luta. E agora, cabe a todas as academias trabalharem com os prefeitos essa liberação. Mas, por parte do Estado, é um obstáculo a menos”, emendou Janaína.
Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, a decisão do juiz José Lindote – que impôs quarentena coletiva nesses Municípios – impede o funcionamento dessas atividades.
Inicialmente, a quarentena vigoraria por um período de 15 dias, mas já foi prorrogada por duas vezes em razão do avanço de casos e mortes em decorrência do novo vírus.
Na capital, as academias permanecem com as portas fechadas desde o mês de março. Neste período, representantes do segmento já fizeram, sem sucesso, protestos para tentar à volta das atividades.