Cerrado: a florada dos ipês começou

Com o fim das chuvas a natureza se transforma num grande espetáculo

3859
0

O período seco já começou de fato em Mato Grosso. Junho dá início a um dos mais belos espetáculos: a floração dos ipês. A árvore símbolo do cerrado se manifesta em árvores nas cores roxa, branca, rosa e amarela.

Com a queda da umidade relativa do ar, as copas coloridas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro.

Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões, mas geralmente de apresentam assim:

  • Junho e julho: ipê-roxo
  • Julho e agosto: ipê-amarelo
  • Fim de agosto: ipê-rosa
  • Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Mas nem sempre a florada dos ipês respeita essas datas. A influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

O tempo vai realmente secar, mas há beleza em todo. Seja bem vindo mês de junho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui