Se perguntássemos a um grupo de ciclistas quais são os maiores desafios ao pedalar no frio, certamente eles responderiam problemas como: a preguiça, as baixas temperaturas, falta de energia, entre outras questões.
Você também responderia uma dessas alternativas? Então, continue acompanhando este artigo. Vamos ensiná-lo como manter em dia seus treinos de bicicleta mesmo em dias mais frios. Confira!
1. ORGANIZE A SUA BIKE
Antes de sair de casa para pedalar, organize a sua bike para que você possa enfrentar as baixas temperaturas com mais tranquilidade.
Uma das dicas importantes é liberar espaço no bolso da camisa de ciclismo. Vale comprar uma bolsa de selim ou um porta-ferramentas, que se encaixe no suporte de garrafinha.
Durante o inverno, tomamos menos água e, algumas vezes, uma garrafinha é o suficiente para saciar nossa sede.
Essas pequenas mudanças aumentam o espaço para guardar roupas que você possa usar durante o seu trajeto. É possível armazenar também alguns alimentos, que, apesar de serem muito importantes, são ignorados nessa época do ano.
2. AQUEÇA O SEU CORPO
No frio, a preguiça domina grande parte dos ciclistas. Se ela também é o problema para você, anime-se! Assim como no verão, lembre-se de aquecer o corpo inteiro, pois as baixas temperaturas aumentam o risco de sofrer uma lesão.
A regra é iniciar o aquecimento aos poucos e aumentar o giro e potência com pouca intensidade. O cronograma deve seguir da seguinte forma: trabalhe a rotação das pernas e execute tiros curtos em alta RPM. Depois, quando seu corpo estiver quente, faça entre duas ou três acelerações em potencial elevado.
O período de treino dependerá de como o seu corpo reagirá em relação aos exercícios. Na maioria dos casos, o tempo indicado é, pelo menos, 20 minutos.
3. ALIMENTE-SE DE FORMA CORRETA ANTES DE PEDALAR NO FRIO
Quando pedalamos no frio, gastamos muita energia e muitas calorias, que ajudam o nosso corpo a se manter aquecido. Por isso, é essencial comer corretamente para impedir um dos grandes vilões dos ciclistas: o “prego de fome”.
Se você já enfrentou essa situação por ausência de alimento sabe o quanto ela é complicada. Falta energia para pedalar, e encarar ladeiras é uma missão quase impossível. O problema é ainda mais grave porque você tem chances de ter uma baixa no sistema imunológico.
Por isso, recomendamos que você procure um especialista a fim de ele desenvolver um plano alimentar de acordo com o seu estilo de vida. Geralmente, em treinos mais intensos, consumir um alimento a cada meia hora de atividade é o ideal.
Os carboidratos, as castanhas e outras fontes de gorduras boas ajudam o ciclista a manter-se saudável durante as pedaladas.
4. ESCOLHA UMA ROUPA CONFORTÁVEL
Durante o pedal, a bike se movimenta em alta velocidade. Às vezes, muitas roupas não ajudam a proteger do frio e, caso você não esteja utilizando uma jaqueta ou um colete corta-vento, provavelmente, perderá calor para o ambiente.
Além disso, podemos utilizar os seguintes acessórios.
- gorro;
- balaclava;
- máscaras no rosto: indicado para quem sofre de sinusite;
- bandanas para proteger pescoço;
- luvas.
5. TENHA CUIDADO COM AS SUBIDAS
Para finalizar as nossas dicas, redobre a atenção quando for subir. Nessas situações, abra o corta vento e baixe os manguitos. Aqui, é normal sentir um pouco de frio, mas não se desespere. Afinal, chegar ao topo e descer com o corpo molhado é uma situação prejudicial para a sua saúde.
Percebeu que pedalar no frio pode ser menos dolorido? Basta seguir nossas recomendações para suportar os efeitos do clima negativo.