Assistir TV é pior do que trabalhar sentado

Estudo afirma que nem todo sedentarismo é igual e que ficar sentado no sofá vendo televisão faz mais mal à saúde do que trabalhar sentado

3372
0

Todo mundo que trabalha sentado ouve constantemente que o sedentarismo no local de trabalho faz mal à saúde. Saiba, contudo, que as horas gastas no escritório podem não ser as mais prejudiciais para o seu organismo. Chegar em casa e ficar sentado no sofá vendo televisão é muito pior. A afirmação é de um novo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Quando a pessoa fica muitas horas sentada, essa ausência de trabalho da musculatura causa alterações metabólicas negativas no corpo, como o estreitamento das artérias carótidas, vasos sanguíneos situados no pescoço que levam sangue ao cérebro.

A pesquisa mediu, portanto, a espessura dessas artérias de 3.410 adultos americanos e analisou o tempo que cada um deles gastava vendo TV e o tempo que ficavam sentados no trabalho, bem como os níveis de atividade física dos participantes.

Em relação ao tempo no sofá, o resultado obtido foi que quanto mais tempo gasto em frente ao aparelho, mais grossas eram as paredes da artéria, independentemente de quanto eles se exercitavam. O mesmo, contudo, não foi observado ao analisar o ambiente de trabalho. Mesmo ficando mais horas sentados, seus vasos tinham uma espessura maior.

De acordo com os pesquisadores, o tempo gasto em frente à TV costuma ser ininterrupto e seguido, muitas vezes, de refeições altamente calóricas. Já no trabalho, a pessoa tende a se levantar com frequência, seja para ir ao banheiro, tomar um café, conversar com os colegas ou para pegar um xerox.

O importante, portanto, é fugir do sedentarismo e não ficar muitas horas sem se mexer. Seja em casa ou no trabalho, toda vez que bater aquela preguiça, lembre-se que uma simples ida até a cozinha ou à mesa de café pode contribuir muito para a sua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui