Há um projeto que busca a passagem de uma ferrovia no município de Jaciara, onde consta do Relatório do Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento que o trajeto atingirá diretamente o Córrego Formoso e outras nascentes do Rio Tenente Amaral. O empreendimento irá cruzar a Estrada Parque da Cachoeira da Fumaça e isso irá impactar inclusive a cachoeira que dá nome ao parque a estrada e também a Cachoeira da Mulata.
O traçado da rodovia irá impactar ainda os principais pontos turísticos de Juscimeira como a Cachoeira do Prata, que é tombada como patrimônio histórico.
Turismo e meio ambiente ameaçados
Jaciara é conhecida por sua natureza deslumbrante com mata preservada, rios, cachoeiras e corredeiras. A cidade possui inclusive um evento anual voltado aos esporte de aventura na natureza. O turismo é uma das principais atividades que geram renda para o município, vindo pessoas de todos os lugares do país e do mundo para conhecer os atrativos locais.
“A ferrovia é extremamente importante, inclusive com o impacto positivo quanto a diminuição da poluição por conta de gases emitidos por caminhões que deixarão de circular na região e diminuição de atropelamento da fauna nas rodovias federais e estaduais. Porém, é importante que parte desse trajeto seja revisto para não impactar diretamente um das principais atividades econômicas de Jaciara e Juscimeira”, explica Maria Rita Ferreira Uemura, canoísta e usuária das águas dos rios da região.
Faça sua parte
Nesta segunda haverá uma audiência pública no centro de eventos de Jaciara para discutir a questão no município, às 9h. Inscreva-se e participe. Quem não puder ir pode participar pelo YouTube. Link da audiência e detalhes aqui.
Abaixo-assinado
Além de participar da audiência é possível e muito importante participar do abaixo-assinado em defesa da Cachoeira da Mulata e de todo o Rio Tenente Amaral.