O surgimento de pessoas com lesões e comprometimento na coluna vertebral tem aumentado em grande escala em todo o mundo devido a hábitos inadequados de postura por causa das alterações no estilo de vida. Estudos epidemiológicos relatam que 80% da população mundial sofrerá de dores na coluna. Atualmente, a dor nas costas já representa a segunda causa mais comum de atendimento médico, sendo responsável por cerca de 20% das licenças de trabalho. De acordo com o médico neurocirurgião Emerson Sena, a natação tem um papel fundamental na reabilitação física de pacientes com patologias na coluna vertebral, ampliando as alternativas terapêuticas e, assim, favorecendo a independência funcional.
– Além da adaptação à água e da possibilidade de se executar um trabalho muscular sem a ação da gravidade, a natação oferece a possibilidade de um exercício contínuo das funções respiratórias, circulatórias e musculares, diminuindo a espasticidade em indivíduos com lesões medulares. Na água, existe a maior facilidade de se alcançar o relaxamento, além de produzir uma estimulação sensitiva de temperatura, tato e pressão. Para além disso, a natação tem mostrado benefícios no desenvolvimento de movimentos que promovem um novo controle postural – explica o neurocirurgião.
Emerson Sena ainda destaca que a água possui algumas propriedades físicas importantes que contribuem com a recuperação de lesões, bem como o fortalecimento muscular. São elas:
- Densidade;
- Gravidade específica;
- Pressão hidrostática;
- Flutuação.
Dessa forma, a diminuição da força da gravidade, resultado da flutuação, permite ao praticante exercitar-se em um ambiente com redução das cargas compressivas.
16 benefícios da natação
Os benefícios da natação são inúmeros. No entanto, costumam variar de acordo com a fase da vida e de aprendizagem de cada indivíduo; ou seja, se ele for iniciante, terá benefícios diferentes de um nadador profissional. De acordo com o treinador de natação Márcio Latuf, a modalidade é isenta de impactos, fortalece a musculatura e ajuda a corrigir a postura e aliviar a pressão na coluna e as dores nas costas. A seguir, confira 16 benefícios proporcionados por esse esporte:
- Promove autonomia no meio líquido;
- Auxilia na recuperação de lesões musculares;
- Aumenta a imunidade, fortalecendo nosso sistema de defesa;
- Melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório e a saúde como um todo;
- Auxilia no tratamento de alergias respiratórias;
- Trabalha diversos músculos simultaneamente, contribuindo para o equilíbrio muscular;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, auxiliando a saúde mental como um todo;
- Melhora a postura corporal, combatendo dores musculares e nas costas;
- Dá mais flexibilidade;
- Alivia a tensão muscular;
- Ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo e promove gasto calórico ainda mais elevado, já que exercícios na água exigem ainda mais energia;
- Não prejudica as articulações, pois é um esporte sem impacto, e ainda exercita os tendões e ligamentos;
- Melhora a coordenação motora;
- Ajuda no tratamento de fibromialgia;
- Para atletas, a natação proporciona alto rendimento esportivo e respiração mais adequada.
– A natação promove uma sensação de relaxamento em todos os músculos do corpo e, por sinal, é o esporte que trabalha a totalidade de nossos músculos. Ela melhora muito a resistência cardiorrespiratória e muscular, promovendo uma tonificação gradativa conforme seu programa de treinamento. Além disso, o esporte melhora a circulação sanguínea e não possui impacto articular, o que fortalece os grupamentos musculares e melhora a postura e a coordenação, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade – destaca o profissional de educação física.
Prevenção e tratamento de lesões
De acordo com Emerson Sena, a natação é indicada para reduzir as dores nas costas e quando há lesão da coluna vertebral. Pacientes com hérnia de disco, por exemplo, se beneficiam da modalidade. Afinal, o esporte alivia a pressão sobre a coluna.
– Como todo esporte, antes de iniciar é indicado fazer uma avaliação física para entender quais limites devem ser respeitados dentro da piscina. Além disso, a maioria dos atletas de natação de alto nível tem lesão no ombro devido ao excesso de exercício. Por isso, é tão importante ter um bom professor ou técnico, que observe, realize ajustes e corrija movimentos durante as aulas – indica o neurocirurgião.
Em relação à recuperação de lesão muscular, Márcio Latuf ressalta que a natação, por ser uma atividade de baixo impacto, é o esporte mais indicado, funcionando como uma fisioterapia. Contudo, para nadadores em recuperação, os treinos com baixa intensidade são os mais indicados.
Além de tratar lesões na coluna, a natação é capaz de preveni-las. Isso porque possui baixo impacto na região e atua fortalecendo a musculatura, corrigindo a postura e aliviando a pressão. Segundo o profissional de educação física, com um treinamento bem distribuído e uma ótima ativação pré-treino fora d’água, a natação pode prevenir não só lesões na coluna como também nos ombros, nos joelhos e no pescoço.