20 de setembro de 2021

Exercício ao ar livre com tempo seco requer cuidados; veja quais

Alerta para o risco de desidratação e hipertermia e dá dicas para evitar problemas

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Estamos passando por clima seco e com muita fumaça por conta das queimadas. Neste período é preciso alguns cuidados específicos ao praticar atividades físicas, o que sempre é incentivado por nós. Os problemas decorrentes do tempo seco vão desde alergias diversas e respiratórias, como consequência do ressecamento das mucosas (pode ocorrer sangramentos pelo nariz), ressecamento da pele e irritação da conjuntiva dos olhos.

O esportista necessita da sudorese para evitar a elevada temperatura corporal, uma decorrência normal de todo exercício físico, porém com a baixa umidade ambiental, o suor se evapora rapidamente e não realiza seu papel de equilibrar a temperatura corporal, ocorrendo a desidratação e a temida hipertermia com suas alterações patológicas físicas e mentais.

Uma das primeiras consequências é a queda de performance pela dificuldade de respiração nos esportes ao ar livre. Se você é o tipo de atleta que gosta de treinar em áreas abertas – parques ou zona rural. – beba muita água e escolha o horário matinal, antes das 09h. Se for hipertenso ou diabético, cuidado com os isotônicos que contêm sal e glicose.

Para evitar a desidratação, prefira ambientes fechados, com sistema de umidificação. Caso perceba qualquer sintoma no ouvido, nariz ou garganta durante o exercício, suspenda a atividade. Preste muita atenção na intensidade do esforço físico, tendo o cuidado de não ultrapassar seus limites. Vale um alerta também para os banhos, que não devem ser quentes, dispensando o uso de buchas, porque as mesmas retiram a camada protetora da pele, deixando-a ainda mais ressecada. Use muito hidratante pelo corpo.

Confira as recomendações gerais do “Centro de pesquisas meteorológicas e climáticas em agricultura da Unicamp”:

Baixa umidade do ar

Entre 20 e 30% – estado de atenção

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h.

– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.

– Sempre que possível ficar em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas.

– Consumir água, sucos e frutas à vontade.

Entre 12 e 20% – estado de Alerta

– Observar as recomendações do estado de atenção.

– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h.

– Evitar aglomerações em ambientes fechados.

– Usar soro fisiológico para olhos e narinas e cremes hidratantes.

Abaixo de 12% – estado de emergência

– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.

– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre às 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, entre outras.

– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, como aulas, cinemas, entre às 10h e 16h.

– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais.

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