22 de outubro de 2021

Stand Up Paddle: 5 dicas de equipamentos

Prepare-se com segurança para este esporte de aventura!

248
0

O Stand Up Paddle, popularmente conhecido como SUP, é um esporte de alto contato com natureza e que traz inúmeros benefícios à saúde. Também é uma ótima forma de conhecer melhor um rio, lago ou praia que esteja próximo a você.

Se você está pensando em se iniciar no esporte e estar pronto para qualquer imprevisto, separamos 5 dicas úteis de equipamentos e acessórios que vão ajudar a tornar a sua travessia mais confortável e segura.

Prancha correta

As pranchas de SUP possuem diferenças consideráveis. E a escolha deste equipamento também passa pelo local onde você deseja praticar o esporte.

Para águas tranquilas, como rios e lagos, o modelo indicado é o cruising, mais largo e ideal para percorrer longas distâncias.

Mas se você está em busca de uma prancha mais versátil, que possa ser usada tanto em rios como no mar, o modelo mais indicado é o SUP híbrido.

Agora, no caso de quem só quer aproveitar a paisagem e curtir um esporte diferente, o SUP inflável é mais em conta e também uma ótima saída.

Remos

Os remos de SUP variam de acordo com o tipo de remada do praticante e também do local onde o esporte será realizado.

Remos de SUP para travessias devem possuir uma grande área na horizontal, aumentando ainda mais o contato do acessório com a água.

É importante ressaltar que um remo muito pequeno força o praticante a buscar a remada com a inclinação do corpo para frente, flexão da coluna, o que pode ser prejudicial à saúde.

Segurança

A prática de Stand Up Paddle necessita de alguns equipamentos de segurança para o esporte ser realizado de forma mais segura possível.

Os itens que podemos considerar básicos são as cordas que amarram a prancha ao pé do praticante, chamada de leash.

Utilizar colete salva-vidas é outro item importante, ainda mais para quem é iniciante no esporte, oferecendo maior segurança caso você caia na água.

Neoprene

Um bom remador deve estar sempre preparado para cair na água. Por isso, o uso de uma roupa de borracha nas baixas temperaturas do inverno torna-se essencial para aguentar a friaca de uma travessia.

Pés e mãos ficam em contato constante com a água, então também precisam de um cuidado especial. Os remadores de regiões frias costumam usar botas ou sapatilhas de neoprene e luvas de algum material que esquente.

Bolsa impermeável

Uma mochila ou bolsa para ser amarrada no SUP é importante para você levar itens básicos como água, comida, protetor solar e celular / câmera fotográfica. Só não se esqueça de que ela pode molhar também, por isso é bom optar pelos materiais impermeáveis e estar com os equipamentos eletrônicos bem protegidos.

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat