31 de julho de 2021

Viva o AGORA! Experimente o detox digital

382
0

O detox digital é importante para diminuir a conexão com outras pessoas e aumentar o contato com as suas próprias demandas internas. Dessa maneira, é possível se conhecer melhor e investir mais na sua saúde e qualidade de vida. A hiperconectividade contribui para inúmeros problemas. E pode, inclusive, estar envolvida em questões emocionais mais sérias (ansiedade, depressão e transtornos de humor etc).

A internet, smartphones e redes sociais nos fizeram estar conectados com o mundo ao nosso redor o tempo todo. Muitas vezes nos pegamos perdendo muitas horas com algo que não vai nos acrescentar em nada e que pode inclusive prejudicar a nossa saúde mental. Como exemplo a “FOMO” ou Fear Of Missing Out, ou o medo de estar perdendo tudo que acontece na rede. Sim, ignorar os stories, postagens, mensagens e notícias instantâneas pode gerar ansiedade. Precisamos exercitar o contrário: a felicidade em perder esses momentos online por estar por inteiro no momento presente, sem redes sociais e internet.

Logo, desconectar-se é uma atitude importante para recarregar as energias e se dedicar mais ao que lhe faz bem. Por isso, seguem algumas dicas para ficar off line e se conectar com o mundo real que só acontece no agora.

URGENTE X IMPORTANTE

Para começar a organizar a sua vida digital você precisa definir o que é importante para você. E existe uma enorme diferença entre o que é urgente e o que é importante. Onde você quer chegar? Quais seus sonhos? O que você quer realizar? Tudo isso é importante. Por isso, quando cuidamos apenas do que é urgente, deixamos nossas realizações, sonhos e objetivos mais distantes. Defina o que é importante para você. Utilize uma parte do seu dia para priorizar e fazer o que é importante…preferencialmente, comece seu dia fazendo aquilo que é importante.

Guarde a câmera

Estudos recentes mostraram que fotografar não é o mesmo que observar e refletir sobre o mundo. É chamado de “efeito de impedimento de fotografar” e, embora você possa sentir que está documentando uma existência maravilhosa, na maioria das vezes você está operando uma câmera colorida e não está prestando atenção.

Escreva à mão

Como arte e aula de ginástica, a caligrafia foi largamente descartada pelo nosso sistema educacional – não que os adultos escrevam à mão hoje em dia. É uma perda maior do que pensamos. Uma série de estudos mostrou o que intuitivamente sabíamos o tempo todo. Como criar arte, o ato de escrever ilumina o cérebro de maneiras que a digitação decididamente não faz. Não vamos parar de digitar tão cedo, mas talvez fazer um diário de férias e um bloco de anotações para uma reunião possa ser uma moda.

Desative as notificações

Desative todas as notificações do seu telefone. E ajuste as configurações do seu computador. Você realmente precisa do pequeno pop-up e acompanhamento quando chega um e-mail? A mensagem instantânea já beneficiou você? Eles parecem insignificantes quando isolados, mas distrações sistêmicas são um grande problema. Existe até um campo de pesquisa dedicado a isso chamado de “ciência da interrupção”. Para os humanos, não importa que tipo de trabalho você faça, a verdadeira criatividade ou mesmo apenas o foco no trabalho ocorre em breves explosões.

DESCUBRA SEU PRÓPRIO DETOX!

O detox digital pode incluir várias dicas como te sugerir ler, meditar, cozinha, passear com o dog ou outras atividade onde você precisa estar realmente presente. Usar algumas estratégias como não carregar o celular na mesinha de cabeceira, estabelecer horários de uso do aparelho e não usar durante encontros e refeições podem ter ótimo resultado. O mais legal de tudo é descobrir o que vai funcionar para você.

A medida que a autoconsciência vai aumentando, sobe também a sensação de liberdade – já que você não sente mais a obrigação de estar disponível 24 horas por dia todos os dias. Sem a intromissão desordenada das redes sociais, a quantidade de tempo livre que surge no seu dia é surpreendente!

Aproveite todos os momentos desta nova fase de menor dependência digital: prepare um jantar delicioso, faça conexões reais ou curta uma boa taça de vinho e um bom livro, desacelere o seu corpo e mente com atividades físicas relaxantes. Você merece o melhor!

Comentários

comentários

Time ULTRAMACHO é formado por profissionais sempre em busca de trazer até você o melhor conteúdo sobre esporte de aventura, natureza, turismo e qualidade de vida. Quer ver algum conteúdo específico que não encontrou aqui. Entre em contato e faça uma sugestão de pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat