31 de julho de 2021

4 dicas para cuidar da barraca e evoluir nessa experiência

Com a prática você irá aproveitar ainda mais o camping

192
0

Equipamentos de boa qualidade para acampar são caros. Aprender a cuidar da barraca e de outros equipos é a melhor maneira de valorizar seu investimento e fazê-los durarem muitos anos. A cada experiência de acampamento novos aprendizados virão. Com estas quatro dicas abaixo, que você deve seguir assim que voltar para casa de uma trilha, seus equipamentos vão durar muitos anos e acampar será cada vez mais prático e profissional.

Seque a barraca

Pode ser chuva, orvalho, suor, perspiração ou condensação. Não importa: umidade é um grande inimigo de peças como barraca, saco de dormir, isolante e roupas técnicas. E todo acampamento significa acumular umidade nestes itens, mesmo com tempo relativamente seco. Não deixar suas coisas arejarem causa mofo e bolor, o que pode estragar para sempre seu equipamento.

A solução é simples: chegando em casa, remonte seu acampamento e estenda as peças para secar no quintal, na varanda ou mesmo na sala de casa. Até uma vaga de garagem de apartamento serve.

Monte a barraca para escorrer água acumulada, e deixe-a respirando até secar completamente. Ela é projetada para respirar sozinha assim, então não se preocupe em estender o sobreteto longe da armação.

Estenda seu saco de dormir e seu isolante. Se ele for inflável, deixe-o vazio. Cada vez que você o infla, a umidade da respiração vai para dentro, e você não quer isso. Deixe-o esticado dentro da barraca e com a válvula aberta. Faça o mesmo com mochila, jaquetas e filtro de água.

Limpe a barraca

Sujeira, suor e outros resíduos podem estragar o equipamento ao encardi-lo. Restos de protetor solar, por exemplo, podem estragar a membrana a prova d’água de alguns equipamentos e o isolamento de pluma. Sem falar que o acúmulo de sujeira deixa tudo meio nojento.

Sempre existe um modo adequado de limpar cada equipamento. Limpe apenas quando estiver necessário, porque os próprios processos de limpeza, com detergentes, produtos químicos, calor e atrito podem desgastar o material ou enfraquecer os tratamentos especiais que eles recebem. Quase sempre uma boa escovada com uma escova de cerdas macias é suficiente. Se necessário, passe um pano úmido e não se esqueça de deixar secar de novo.

Dica fundamental: sempre leia o manual de instruções de cada equipamento.

Roupas e sacos de dormir de pluma requerem uma limpeza mais profissional. Você pode fazer em casa com os produtos corretos e uma máquina de lavar e secar adequada – precisa ser a de abertura frontal. Na secagem, acrescente bolas de tênis para deixar jaquetas e o saco de dormir mais fofinhos. Ou mande para uma lavanderia especializada. Isso vai aumentar a vida útil deles mantendo a capacidade de isolamento.

Jaquetas e calças tipo soft e hard shell também precisam de uma manutenção de fim de temporada. A camada repelente não funciona bem se estiver suja com óleos corporais, suor e sujeira. Lave de acordo com as instruções do fabricante. Procure produtos adequados para cada item, ou use detergente neutro.

Armazene corretamente

Equipamentos devem ser guardados em um lugar seco e fresco, de preferência fora do alcance da luz. Umidade e exposição aos raios UV detonam os materiais de barracas, jaquetas e sacos de dormir. Deixá-la limpa e seca num armário escuro é ventilado é o melhor jeito de cuidar da barraca e dos outros equipamentos.

Se você tem um bom saco de dormir, é possível que ele veio com uma bolsa de algodão ou mesh para armazenagem, que permita deixá-lo parcialmente estendido e não comprimido. Jamais guarde seu saco de dormir comprimido! Isso acaba com a capacidade de isolamento dele.

No caso dos isolantes, guarde-os dobrados com cuidado, sem apertá-los para não deformar. Se forem infláveis, deixe a válvula aberta para eliminar qualquer vestígio de umidade. Não coloque objetos pesados por cima deles. Sempre guarde-os com kits de reparo que devem ir junto em toda viagem.

As partes da barraca já limpas, secas e dobradas podem ficar dentro do saco em que a barraca dobrada veio sem problemas. Confira sempre se guardou todas as varetas, tirantes e specks junto.

Anote o que aprendeu sobre o último camping

Pegue uma caderneta, um bloquinho ou caderno e mantenha uma lista dos equipamentos com anotações importantes. Sempre que der por falta de algum item como uma vareta ou saco compressor, encomende um novo. Não deixe para a última hora antes da próxima viagem. É bem possível que se você deixar para depois acabe esquecendo. Se for necessário algum reparo específico, como reimpermeabilizar a barraca, registre também. Guarde as anotações numa pastinha junto com as notas fiscais de compra e garantia dos produtos.

Anote também os itens que precisam de reposição, como combustível para o fogareiro. Você pode aproveitar para fazer estimativas de quanto gastou para cozinhar, de forma que nas próximas viagens sua bagagem seja mais precisa. Carregar menos peso sempre deixa a pernada mais agradável. Outros itens de reposição são baterias para headlamp e GPS, pastilhas de Clorin, protetor solar e repelente. Se você leva miniaturas de sabão ou sabonete neutro e pasta de dente, verifique o que precisa de reposição.

Anote também o que não foi usado e ficou sobrando, para fazer ajustes na próxima mochila, assim como os itens que fizeram falta. Isso ajuda a ganhar experiência muito mais rápido, acelerando o processo de tentativa e erro.

Comentários

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat