Cuiabá poderá bater seu recorde histórico de calor neste final de semana, com os termômetros marcando 43ºC no domingo (13). Caso a previsão se confirme, seria a maior temperatura da cidade em 109 anos – desde que o clima passou a ser monitorado na Capital, em 1911.
As informações são do site Climatempo, especializado em previsões do tempo, com base nos dados divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Capital mato-grossense já havia registrado um recorde na última quinta-feira (10), quando os termômetros marcaram 42,6ºC.
A temperatura se igualou à registrada em 10 de outubro de 2019, que detinha o recorde de calor registrado na cidade desde 1911, quando o Inmet começou a monitorar a temperatura de Cuiabá.
A onda de calor deste fim de semana não está prevista apenas para Mato Grosso. Outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande também podem atingir temperaturas históricas.
Ainda segundo o Climatempo, o pico de calor em Cuiabá deve ocorrer por volta das 14h do domingo até às 16h.
A umidade do ar, assim como durante toda a semana, deve permanecer baixa, marcando mínima de 6% e máxima de 17%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a marca recomendada é mínima de 50%, e níveis abaixo de 30% é considerado estado de atenção.
O céu permanece sem nuvens e sem chances de chuva na Capital.