24 de janeiro de 2021

Tangará da Serra: entre o Cerrado e a Amazônia

0
4191
Cachoeira do Coqueiral

Reza a lenda que quando o pássaro Tangará canta as outras aves emudecem para ouvi-lo. O topete vermelho chamativo e o belo porte que caracterizam tão bem o pássaro foram os adjetivos escolhidos para homenagear a cidade que surgia na década de 1950. Combinou. Se o Tangará se destaca cantando, a cidade tem ótimos diferenciais que a colocam como uma das melhores cidades para se viver no estado.

Cachoeira do Coqueiral

Distante 240 quilômetros da capital, o município se localiza entre duas serras. A região que por séculos foi território dos Nhambiquara e Pareci foi percorrida por não índios com maior intensidade já no século 20. Rondon montou por lá uma base para suas incursões do projeto telegráfico e pesquisas diversas. Inclusive o ex presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, percorreu a região em 1913 a convite do pai da comunicação. Já na década de 1970 o núcleo embrionário se desenvolveu e foi desmembrado de Barra do Bugres. Recebeu a denominação final de “Tangará da Serra” pelo localização geográfica e necessidade de se diferenciar de município homônimo.
Com forte perfil agropecuário, a cidade cresceu vertiginosamente e se transformou na quinta maior população do estado com mais de 100 mil habitantes. Falando em habitantes, o povo de Tangará sabe receber e o atendimento nos mais diversos segmentos é diferenciado. O setor de serviços oferece uma gama enorme de opções, desde shopping center ao serviço de construção civil. Os munícipes contam ainda com ótimos aparelhos educacionais como campus do IFMT, UNEMAT e faculdades particulares nos mais diversos cursos.

Amor a bike
Não bastasse um município desenvolvido e com boa qualidade de vida para os habitantes. O hábito de pedalar é disseminado na cidade. Pode ser para deslocamento, lazer ou atividade física. É muito comum ver bicicletas rodando pela cidade e sendo respeitadas como parte importante do trânsito. Tangará da Serra possui mais de cinco quilômetros de ciclovia. A cidade possui muitas áreas planas que facilitam o uso da bicicleta das mais variadas formas.

Rapel na Pedra do Cacique

Turismo de Aventura

A quantidade de trilhas que Tangará possui é absurda. Por conta das serras que ladeiam a cidade há diversa opções de pedais com um visual incrível. Apesar de ser notoriamente reconhecida pelo agronegócio, o município possui vários atrativos turísticos em todas as regiões do território. Os rios Sepotuba, Formoso, Juba e dezenas de riachos oferecem cachoeiras e balneários bem estruturados e de grande beleza cênica. Salto do Céu, Salto Maciel e tantas outras fazem a festa dos amantes da natureza.
Além da prática do mountain bike, há excelentes opções de rafting, trekking e rapel. Para isso basta agendar um passeio com a Biguá Turismo, por meio do número: (65) 99968 5395.

Comentários

comentários

Time ULTRAMACHO é formado por profissionais sempre em busca de trazer até você o melhor conteúdo sobre esporte de aventura, natureza, turismo e qualidade de vida. Quer ver algum conteúdo específico que não encontrou aqui. Entre em contato e faça uma sugestão de pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui