31 de julho de 2021

MTB? Confira as dicas para começar!

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Há algo sobre pegar uma bicicleta de MTB e sair para pedalar. Talvez seja a sensação de saltar ao longo de terrenos acidentados, ou a emoção de subir morros íngremes e batendo fortemente em torno de curvas apertadas.

Você não precisa ser um profissional para entrar no mountain bike, mas você não pode simplesmente subir em uma bicicleta e rapidamente ter resultados expressivos. Mountain bike requer uma combinação de força, resistência e habilidade.

Para obter essa combinação certa, você precisa treinar, e quão duro você treinar depende de quão sério você é sobre o esporte. Pilotos de fim de semana podem precisar de um pouco mais do que o equipamento certo, um pouco de prática e um bom warm-up, mas quem quer ser mountain biker pró talvez precise passar meses – ou até anos – aperfeiçoando suas técnicas e truques.

Aprenda agora algumas dicas úteis sobre como preparar-se, construir a sua resistência e ficar seguro enquanto mountain biker.

Dica 1 – A escolha da Bike

Se você vai de MTB , você precisa comprar uma bicicleta. Mountain bikes podem variar de cerca de R$ 500 ou até passar dos R$ 20.000, para que você tenha um orçamento em mente . As bikes mais caras são projetados para os pilotos que buscam segurança e  resultados, pois são feitos de materiais de alta qualidade como aço de classe superior, carbono ou alumínio, e eles oferecem mais tecnologia para ter o melhor desempenho.

Mountain bikes vêm em diversos estilos diferentes, dependendo de onde você está planejando para montar:

Bikes de cross-country (também chamados de bicicletas XC ) são leves e eficientes. Eles são ótimas para trilhas lisas com colinas , mas você não gostaria de levá-la em terrenos muito acidentados.
Bikes trail são modificadas, bikes de cross-country com uma suspensão mais macia para lidar com obstáculos maiores.
Bikes de all-mountain foram construídos para lidar com terrenos acidentados. Eles são mais pesadas ​​do que as de cross-country , e pode subir morros com facilidade.
Bikes downhill são feitas para a velocidade. Eles têm a maior suspensão de qualquer mountain bike e pode levar ao abuso de cursos irregulares com descidas íngremes , mas eles não são ideais para passeios a subida.
Bikes freeride são mais fáceis de pedalar que bikes de downhill . Suas rodas grossas e suspensão de longo curso torná-as bons para saltos , acrobacias e grandes descidas.

Mountain bikes também vêm com dois tipos de suspensão, que protegem a bike e piloto do choque de terrenos acidentados :

Bicicletas de suspensão total ou Full Suspension tem tanto suspensão dianteira quanto traseira . Elas são mais pesadas, confortáveis e fáceis de controlar do que as bicicletas hardtail .
Bikes hardtail ter um garfo da suspensão dianteira , mas sem suspensão traseira . Eles são mais leves e eficientes do que a suspensão integral. Além disso, são mais duráveis ​​para passeios off-road.

Quais equipamentos utilizar?

Capacete, luvas e óculos são itens básicos de segurança

Uma vez que você tenha escolhido a sua bike, você vai precisar de alguns equipamentos para protegê-lo contra os elementos e mantê-lo seguro na trilha.

– Para vestuário, bermuda almofadada irá mantê-lo mais confortável em longos passeios. Adicionar uma jaqueta à prova d’água, no caso das mudanças climáticas e uma camisa reflexiva se você vai estar andando à noite. Luvas vão proteger contra bolhas, arranhões e quedas.

– Escolha um capacete que certificado pelo Inmetro. O capacete deve caber confortavelmente, e não deve se mover quando você inclina sua cabeça. Aberturas extra vão aumentar a circulação de ar para a sua cabeça, mantendo-a fresca.

– Se você tem pedais, você precisa de sapatilhas que se encaixam em travas dos seus pedais. Eles devem ser confortáveis, duráveis ​​e têm um disco exclusivo para ajudá-lo a pedalar com mais eficiência. Adicionar meias de ciclismo grossas para evitar bolhas.

– Um bom par de óculos de sol protege os olhos dos raios ultravioleta do sol, e impedem a entrada de sujeira, vento e insetos. Escolha lentes inquebráveis ​​com alta proteção UV.

– A água é para que você não fique desidratado. Certifique-se de tomar um copo a cada 20 minutos ou mais, mesmo se você não estiver com sede. Se você não quer pegar continuamente uma garrafa enquanto pedala, obtenha um sistema de mochila de hidratação. Além disso, levar um lanche, como uma barra de proteína ou um pedaço de fruta.

Dica 3 – Cuidados na pedalada

Tal como acontece com outros esportes, mountain bike tem seu próprio conjunto de regras e posturas. Aqui estão algumas regras fundamentais para se lembrar:

-Andar apenas em trilhas abertas e faça passeios com pessoas que conheçam o trajeto.
-Permanecer no controle: Cuidado com a velocidade, mais devagar em torno de curvas apertadas, e não tente nenhum truque para além do seu nível de habilidade.
-Na trilha: quando você chegar perto de outra pessoa, vá mais devagar. Deixe-os saber que você está se aproximando e quer passar. Caso você seja ultrapassado mantenha a direita.
-Esteja preparado, leve um kit de reparo e suprimentos extras, assim você não corre o risco de ficar preso na trilha.
-Limpeza: qualquer lixo que você levar deve voltar e ser eliminados de forma adequada.
-Cuidado com os animais: nunca aproxime-se de animais selvagens ou assuste-os.

Dica 4 – O preparo físico é importante?

Completar uma maratona de mountain bike exige fôlego!

Mountain bike exige força, resistência e habilidade. Dificilmente um iniciante conseguirá pedalar 50 km por terrenos acidentados no primeiro dia. Você deve construir a sua resistência e aumentar a capacidade aeróbica para lidar com passeios mais longos, e praticar as habilidades lentamente. Aqui estão algumas técnicas de treinamento:

– Aqueça  antes de pedalar. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e evita lesões.

– Suba e desça morros, alternados com intervalos de velocidade em trechos retos de estrada. Seu objetivo é fazer com que o seu ritmo cardíaco chegue de 50 a 85% de seu máximo [fonte: American Heart Association].

– Faça outros tipos de exercícios regularmente para ajudar a musculatura que você vai usar para o mountain bike. Nadar, caminhar e exercitar-se com pesos para ficar em forma.

Dica 5 – A escolha do percurso

Ao escolher uma trilha, escolher sabiamente com base em seu nível de habilidade e quão longe você quer montar .

Iniciantes: devem pedalar em trilhas planas, com poucas curvas ou descidas íngremes. Essas trilhas deve ser bastante semelhante ao pedalar na estrada.

Intermediários: vão querer algumas pedras no caminho, montanhas, trilhas estreitas e zigue zague para desafiá-los . Antes de tentar essas trilhas, você deve estar em boa forma  e ter pelo menos algumas habilidades técnicas.

Avançados: pode fazer trilhas mais técnicas ou ir para passeios mais longos .

Gostou das dicas? Então agora é colocar tudo em prática!

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